EM ALTA
Home

Montanhas de lixo continuam acumuladas em Itapecerica da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

17/11/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Nely Rossany, da Gazeta SP

A Gazeta SP voltou aos bairros da Lagoa e Jardim São Pedro, em Itapecerica da Serra, após dois meses, quando reportagem denunciou o descarte irregular de entulho e encontrou o mesmo cenário. Restos de materiais de construção, pedaços de madeira, lixos orgânicos, eletrônicos e até mesmo carcaças de veículos dominam as estradas dos bairros.

A estrada Vitório Trentini, no bairro da Lagoa continua com muito entulho e lixo espalhado por todo o lado. Vaso sanitário, azulejos, tijolos, madeira, ferro de construção, lâmpadas, placa de carro, roupas, eletrodomésticos e até animais mortos em decomposição, podem ser vistos no local.

Foto: Thiago Neme

Prefeitura de Itapecerica da Serra não deu prazo para limpar a área

No Jardim São Pedro, a situação é ainda pior, a estrada que marca a divisa com São Paulo, não tem placas com o nome da rua, mas é o endereço certo para o descarte irregular de entulho e lixo. A situação se agrava mais, quando o entulho é jogado dentro e às margens de um córrego que margeia a avenida.

Pessoas se aproveitam da pouca movimentação nas ruas próximas e levam grade quantidade de lixo em caminhões para despejar no local, como a reportagem flagrou em setembro. Um caminhão se aproximou da via com a caçamba cheia terra e entulho e ao ver o carro da reportagem, o motorista deu marcha ré e voltou pela estrada.

A cidade de Itapecerica é de 100% área de proteção de mananciais (APM), segundo a Leis Estaduais 898/75 e 1172/76. Manancial é uma área que tenha fonte de água doce superficial ou subterrânea utilizada para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas. As áreas contendo os mananciais devem ser alvo de atenção específica, contemplando aspectos legais e gerenciais, segundo Ministério do Meio Ambiente.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapecerica da Serra, e até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Notícias relacionadas