EM ALTA
Home

Metrô em Taboão da Serra será inaugurado em 2017

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/05/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 3, que o Metrô em Taboão da Serra será entregue pelo Governo do Estado apenas em 2017. Serão construídas duas novas estação em um trajeto de cerca de três quilômetros desde o pátio de manobras da Vila Sônia.

Segundo Jurandir Fernandes, é possível que a inauguração aconteça no segundo semestre de 2016, mas ele preferiu não criar uma expectativa que não possa ser cumprida. “O Metrô é feito através de um planejamento. O projeto funcional, que nos dará todos os detalhes da obra, está contratado, agora é irreversível, a linha 4 chegará até Taboão da Serra”, garantiu.

Foto: Divulgação

O secretário Jurandir Fernandes anunciou os detalhes da obra

As estações anunciadas nesta quinta-feira são a do Jardim Jussara, que deverá ser construída próximo da avenida Guilherme Dumont Villares, no cruzamento com a avenida Dr. Franciso Morato. A de Taboão da Serra, que ainda não tem local definido, mas deve ser construída próximo da praça Nicola Vivilechio.

Jurandir Fernandes afirmou que as obras não irão atrasar. “É muito difícil que isso ocorra, não vejo problemas para conseguir as licenças ambientais e nós já temos reservado o recurso financeiro para a obra. A única coisa que me preocupa são as desapropriações, mas acredito que não teremos problemas”.

Outra garantia do Governo do Estado é que o Metrô até Taboão da Serra será todo feito de forma subterrânea. O traçado apresentado na reunião ainda é hipotético, o trecho só será definido após a analise geológica do terreno. A expectativa é que a linha siga o traçado da avenida Dr. Francisco Morato e da rodovia Régis Bittencourt.

Hoje a linha amarela funciona parcialmente, outras cinco estações (Higienópolis, Oscar Freie, Fradique Coutinho, São Paulo – Morumbi e Vila Sônia) serão inauguradas até 2014. Atualmete 14 trens operam o trajeto, com o anuncio das estações Jardim Jussara e Taboão da Serra serão colocados 15 novos trens.

Outra novidade é que próximo da estação Vila Sônia será construído um terminal de ônibus que também será inaugurado em 2014. Essa obra já irá beneficiar os moradores da região, que poderão usar a linha 4.

Projetos futuros

O ex-prefeito e pré-candidato a sucessão municipal, Fernando Fernandes, disse que ele vem discutindo outros projetos na área de transporte público. “Temos a ideia de construir, em parceria com o Governo Estadual, um VLT (espécie de monotrilho) que irá acompanhar o córrego Pirajuçara”.

Fernandes ainda disse que irá conversar com o governador Geraldo Alckmin para a construção de uma nova estação do Metrô próxima do Pq. Laguna. “Temos uma grande área onde pode ser construído um terminal de ônibus, fazendo com que todas as cidades da região sejam beneficiadas. Assim tiramos grande parte do tráfego do Centro de Taboão da Serra”, disse.

Foto: Divulgação

Autoridades do município estiveram presentes na solenidade

Participaram da solenidade a deputada estadual Analice Fernandes, os vereadores Olívio Nóbrega e Cido, além de dezenas de lideranças comunitárias e políticas de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica.

Linha moderna

A linha 4 do Metrô que irá atender, no futuro, os moradores de Taboão da Serra, é uma das mais modernas. A primeira novidade é que os trens circulam sem operadores, todas as manobras são controladas do pátio Vila Sônia. Todos os vagões têm passagens livre entre os trens, possibilitando mais conforto e evitando aglomerações nos horários mais movimentados. Os trens possuem também ar-condicionado, som ambiente e painéis informativos eletrônicos.

No terminal Paulista esteiras facilitam a movimentação dos passageiros. A tendência é que outras estações da linha também sigam o mesmo padrão. Outra boa novidade é que cada parada terá pontos de conexão a internet wi-fi (sem fio) gratuitamente para os usuários do Metrô. Já dá pra navegar enquanto se espera o próximo trem, que o Governo do Estado promete que será bem curto entre as viagens.

Outra novidade já implantada nas novas estações do Metrô é o moderno sistema de segurança. Paredes de vidro vão impedir que os usuários sofram acidentes nas plataformas. Essas paredes se abrem apenas com a chegada dos trens.

Veja como ficará a linha 4


Clique aqui para ampliar a arte


Trajeto proposto pelos técnicos do Metrô poderá sofrer alterações

 

Notícias relacionadas