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Mesmo com sinalização, alça do Rodoanel ainda aguarda liberação

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Redação

11/01/2012 00:00
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Nely Rossany, da Gazeta SP

Suspeitas de falha na execução do projeto e muita burocracia impedem que os motoristas utilizem a alça de acesso do Rodoanel para a Régis Bittencourt (BR-116), na altura do km 279 em Embu das Arte, pronta em julho de 2010. Desde agosto do ano passado, a Gazeta SP acompanha o processo para a via ser liberada e até agora os órgãos responsáveis não tem uma data certa para isso acontecer.

Em dezembro, aconteceu reunião entre a Autopista, concessionária que administra o a Régis, a Polícia Rodoviária Federal e Estadual, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária SPMAR, responsável pelo Rodoanel, para estabelecer os critérios operacionais da alça e para depois o tráfego ser liberado.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Liberação da alça iria ajudar a desafogar o trânsito na entrada de Embu das Artes

Segundo a Autopista, a liberação do acesso está nas mãos da ANTT, mas nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do órgão que alegou que aguarda posicionamento da Dersa, mas sem informar sobre qual assunto. Já a Dersa informou que todas as adequações de sinalização já foram executadas.

Nesse jogo de empurra e empurra, quem sofre é o motorista que poderia utilizar o acesso. O secretário de Desenvolvimento Urbano de Embu das Artes, Geraldo Juncal Jr aponta a liberação da alça como uma das soluções para os constantes congestionamentos na entrada da cidade. Segundo Juncal, os veículos que vem do Rodoanel e querem fazer o retorno, utilizam a entrada de Embu e se a alça de acesso na altura do km 279 já estivesse liberada, isso não aconteceria.

Dersa nega falha no projeto

Mesmo pronto desde julho de 2010, o acesso do Rodoanel que desemboca próximo a entrada principal para Embu das Artes continua fechado. Chegou a ser cogitado que o motivo seria por uma falha no projeto, mas a Dersa negou. Depois de análise da ANTT e da Autopista, foi preciso uma série de alterações no projeto de sinalização da via que será proibida para caminhões.

Não é a primeira vez que são apontadas falhas em obras do Rodoanel no Trecho Sul. Em setembro de 2009, há menos de dois quilômetros de onde hoje é a alça de acesso de Embu, duas vigas de 83 toneladas e 30 metros de comprimentos cada uma caíram sobre três veículos deixando três pessoas feridas. Na época do acidente, o então governador José Serra admitiu que houve falhas.

 

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