EM ALTA
Home

Mês da Consciência Negra é comemorado com atividades culturais

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

15/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Na abertura do mês da Consciência Negra, no último dia 6, realizada no auditório da secretaria de educação, a coordenadora da Promoção da Igualdade Racial, Leila Dias anunciou um cronograma com diversas atividades durante novembro. Educadores participaram do encontro e discutiram a importância de inserir na grade escolar disciplinas como a História e Cultura Afro-Brasileira. 

O secretário adjunto de educação, Oderlan Pereira, com o auxílio das educadoras Rita Hortência e Débora Valle, abriu o círculo de palestras falando sobre as diretrizes da Secretaria de Educação na implementação de ações educacionais voltadas a promoção da igualdade racial. Desde 2006, a Secretaria Municipal de Educação realiza ações com essa temática.

Oitenta professores da rede realizaram curso de extensão sobre a História da África e do Negro no Brasil, em parceria com o MEC, com objetivo de multiplicar essas informações. “Todas as escolas contemplam, ainda, em seu projeto político pedagógico ações voltadas à diversidade, tanto na promoção da igualdade racial como indígena”, salientou o secretário de Educação Said Jorge.

A coordenadora da Promoção da Igualdade Racial, Leila Dias, falou sobre a importância do Dia da Consciência Negra e chamou todos para participarem das atividades. “Vamos promover palestras sobre saúde e apresentações culturais. Queremos que todos prestigiem e reflitam conosco sobre a importância dessa data”, disse Leila. Em Taboão da Serra, a prefeitura decretou dia 20 de novembro ponto facultativo.

Próximas ações

A prefeitura decretou Ponto Facultativo no dia 20 de novembro em comemoração a data e ainda estão programados outros eventos. No dia 13 de novembro, às 14h, foi ministrada uma palestra sobre “A Saúde da População Negra” para educadores da rede municipal de ensino, no auditório da Secretaria de Saúde. No dia 20 de novembro, o Cemur será palco de um grande evento aberto ao público, com apresentações culturais, Sarau, exibição de documentário, desfile de roupas tradicionais da África e apresentação “Oguntola e Raquel”, a partir das 10 horas.

Mais informações

Coordenadoria de Igualdade Racial
Telefone: 4788-5412

Notícias relacionadas