EM ALTA
Home

Megamutirão da Saúde continua até o próximo sábado em Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

20/03/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany

O Governo do Estado de São Paulo está promovendo um megamutirão de saúde para acelerar o atendimento à população. Na região, a ação acontece até o dia 25 de março no Hospital Geral do Pirajuçara (HGP) e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Taboão.

Durante o período, a população poderá antecipar consultas, exames e cirurgias que já estão agendados nos centros de saúde, hospitais e AMEs. De acordo com o Governo do Estado, a expectativa é que sejam atendidas aproximadamente 60 mil pessoas, em mais de 15 mil consultas, 40 mil exames e cinco mil cirurgias que devem ser realizadas.

AME Taboãoda Serra | Arquivo

Também está prevista a oferta de 70 mil tipos de procedimentos clínicos à população, como exames preventivos de hipertensão e glicemia. No total, a pretensão é atender 130 mil pessoas no Estado de São Paulo em cerca de 150 equipamentos de saúde ligados à rede hospitalar.

No HGP, estão sendo realizados exames de tomografia computadorizada, cirurgias geral de retirada de vesícula, de retirada de hérnia, além de consulta de enfermagem para aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Já no AME, os procedimentos disponíveis são audiometria, ultrassonografia com doppler, mamografia, densitometria, holter, monitorização ambulatorial da pressão, e palestras com os temas: Mídias Sociais e Adolescência, Alimentação Saudável, Consumo de açúcar e Saúde e Qualidade de vida.

“Nós vamos fazer o maior megamutirão de saúde da história de São Paulo porque vamos incluir a capital, a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral e o interior do Estado”, anunciou o governador Geraldo Alckmin.

Alckmin destacou que pessoas que não fizeram agendamento também serão atendidas: “Vamos fazer prevenção de hipertensão arterial e diabetes. Então, a pessoa vai tirar a pressão, fazer exame de glicemia e identificar a pressão arterial e já ser encaminhada para tratamento. De um lado a prevenção e de outro o tratamento e a redução da fila de atendimento”.

Pacientes também poderão antecipar diversos tipos de cirurgias, como as oftalmológicas (catarata e pterígio), ginecológicas (laqueadura), de pequeno porte infantil (postectomia e hérnia), vesícula, hérnia, cálculo renal, vasectomia e dermatológicas.

Os equipamentos de saúde do Estado promoverão ainda para o público em geral ações preventivas, como testes de glicemia e medição de pressão arterial, além de palestras e orientações de saúde e qualidade de vida. Se nos exames for detectado algum problema de saúde, os pacientes serão encaminhados para tratamento e acompanhamento.

Notícias relacionadas