EM ALTA
Home

Médicos cubanos representam ampliação de 20% no atendimento em Embu

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/12/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A chegada de mais onze médicos cubanos à cidade de Embu das Artes, na última sexta-feira (13), representa a ampliação de 20% em todos os atendimentos realizados na cidade, segundo o prefeito Chico Brito. Agora são 17 profissionais compondo o quadro de médicos estrangeiros, todos vindos pelo Programa Mais Médicos.

“Esse total de 17 médicos representa a ampliação de 20% do atendimento já realizado hoje, ou seja, é garantir o acesso a mais de 20% da população de Embu, então é um número bem significativo”, afirma Brito.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Embu das Artes já conta com seis médicas cubanas atuando na cidade

Em novembro a cidade foi contemplada com seis médicas cubanas. As profissionais Maria Eulália Quesada Arminan e Maria Georgina atuam na UBS Santa Tereza, Maria Isabel na UBS Nossa Senhora de Fátima, Maria Yermes, na UBS Eufrásio, Maricel Herrera, na UBS Valo Verde e Maricel Vazquez Cespedes, na UBS Jardim Emília.

Chico Brito aproveitou para agradecer a iniciativa do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de trazer médicos estrangeiros para os municípios brasileiros. “Por que não podem trazer médicos estrangeiros para o Brasil? Nos Estados Unidos 35% dos médicos não são americanos, Inglaterra e Canadá, 35% cada uma, e no Brasil apenas 2% – até então – eram estrangeiros. O ministro [Alexandre] Padilha teve a coragem de enfrentar esse cooperativismo e mandar médicos para as periferias das nossas cidades, onde algumas não tinham nenhum médico, onde crianças de 10 ou 12 anos não conheciam médicos. Então ministro, parabéns pelo seu trabalho”. 

Padilha, em uma visita à Embu das Artes, comentou a respeito da atuação dos médicos cubanos na cidade: “Chico Brito estava me contando a respeito de uma atuação de um médico do Programa aqui na cidade. Uma mãe foi levar sua filha com asma para ser atendida e a médica acompanhou a mãe e a paciente até a casa delas, para conferir se o problema da asma não era algo que podia ser resolvido sem medicamento. Essa é a visão que o Mais Médicos vai trazer e vai mudar o paradigma da atenção básica de saúde do nosso país”. 

Embu não será a única a receber mais médicos do Programa. Itapecerica da Serra receberá 10 novos profissionais e Embu-Guaçu, cinco.

 

Notícias relacionadas