EM ALTA
Home

McDia Feliz acontece hoje, completa 20 anos e beneficia a Cajec

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

30/08/2008 00:00
Para comemorar os 20 anos da maior mobilização de combate ao câncer infanto-juvenil, o Mc Donalds realiza hoje, dia 30, em todo o Brasil, o McDia Feliz. Em Taboão da Serra, a campanha arrecada fundos para a Cajec (Casa José Eduardo Cavichio), que funciona no Jd. Monte Alegre e cuida de crianças com câncer.
 
Toda a renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac nas 533 lojas do país será revertida em doações para 61 entidades brasileiras. A meta é aumentar em R$ 1 milhão a arrecadação deste ano em comparação com 2007, quando foram obtidos mais de R$ 10 milhões. A Cajec recebe a renda de sete lojas: Loja Taboão, que fica na rua do Tesouro, no Centro, Shopping Taboão, Extra de Cotia, Shopping Raposo, Shopping Butantã, Loja Eliseu de Almeida e Loja Granja Viana.


O Atleta Paraolímpico Clodoaldo Silva, o técnico Bernardinho e Fernanda Venturini: padrinhos do McDia Feliz de 2007 

 
Atualmente a Cajec está construindo a Ala dos Transplantados, um projeto que é assessorado por profissionais do Hospital das Clínicas de São Paulo. A obra está sendo toda custeada com a verba arrecadada nas campanhas do McDia Feliz de 2005, 2006 e 2007. Após os términos das obras, mais de 20 crianças serão atendidas no local.

O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, ressalta que esse 20º ano de campanha representa uma grande vitória para todos que lutam para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes em tratamento, mas que ainda há muito a ser feito.

Desde o primeiro McDia Feliz, realizado em 1988, a campanha já arrecadou cerca de 80 milhões. Esta quantia foi distribuída mais de 100 instituições brasileiras em mais de 21 Estados, possibilitando a implantação de unidades de internação e de transplante de medula óssea, salas de quimioterapia, ambulatórios e casas de apoio. Com o tema "McDia Feliz: 20 anos pela Vida", a campanha espera continuar ajudando as instituições.


Maquete da Ala dos Transplantados, que a Cajec está construíndo 

 
Em ano "olímpico", os padrinhos nacionais da campanha não poderiam deixar de ser legítimos representantes deste espírito. Os atletas Gustavo Borges, Lara Teixeira e Nayara Figueira (dupla do nado sincronizado que representarou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim) deram todo o apoio para sensibilizar a sociedade para a causa do câncer infanto-juvenil.
 
Histórico
Criado pelo McDonald’s no Canadá, em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989 chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser nacional, envolvendo todos os restaurantes da rede no País. Atualmente, acontece em 14 países: Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça.
 
Sobre a Cajec
 
Desde 2000 a Cajec foi uma das 64 Entidades selecionadas pelo Instituto Ronald McDonald para participar do McDia Feliz. Há oito anos iniciaram a participação com apenas uma loja, que fica no centro de Taboão da Serra. Ano após ano a Cajec foi trabalhando para aumentar a sua participação Hoje, sete lojas revertem sua renda com Big Mac para a entidade.