Mais de 1.500 pessoas compareceram ao último dia da Festa de Santa Cruz
------------------------------------------------------------
Nem o frio espantou as mais de 1.500 pessoas que se reuniram para prestigiar o último dia da festa de Santa Cruz, que este ano teve sua parte de shows transferida para o Parque do Lago Francisco Rizzo. Uma grande estrutura foi montada para que a festa fosse mais segura e confortável para os freqüentadores.
Folia de Reis do Marajoara, Congada de São Bernardo do Campo, Adoradores de Santa Cruz de Embu das Artes (com participação dos integrantes da melhor idade do Centro de Referência do Idoso – CRI), Adoradores de Santa Cruz do Santa Tereza e Jongo de Embu das Artes foram algumas das manifestações folclóricas que animaram o público, juntamente com as duplas Marcos e Ivan, Wagner e Valmir, Luís Augusto e Gabriel, Matheus Minas e Leandro e o grande show que encerrou a noite, de Zé Geraldo. “Senhorita”, “Milho aos Pombos”, “Cidadão” e outros sucessos animaram a noite: “Estou muito feliz em retornar a Embu das Artes, um lugar onde se respira arte junto de outros artistas. Sempre que posso estou por aqui a passeio”, disse o músico.
Foto: Divulgação | Guego

O cantor Zé Geraldo se apresentou em Embu, durante Festa de Santa Cruz
Algumas pessoas ainda procuravam se acostumar com a mudança do local da festa, mas reconhecem que a nova estrutura comporta o número crescente de público desde o resgate da festa em 2001. Dalila Cardoso e sua amiga Maria Aparecida Leriz, ambas moradoras do Jd. Mascarenhas, concordam que o ultimo dia da festa, tradicionalmente com vários shows, pede uma estrutura melhor e com mais segurança. “Mas senti a falta de barracas com comidas típicas como bolo de milho e pamonha”, falou dona Dalila.
O casal Júlio Cruz e Lúcia Gomes, do Jd. Santo Eduardo, gostaram do policiamento ostensivo. “Está excelente, é um ótimo entretenimento para este fim de semana. Ia embora, mas agora estou muito empolgada”, disse Lúcia. “A festa está maravilhosa. Vou voltar no ano que vem com certeza”, disse André Gonçalves, morador do bairro do Butantã em São Paulo, acompanhado de amigos da Granja Viana, em Cotia.
Compareceram a festa de encerramento o prefeito Chico Brito, acompanhado da esposa e secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Daniela de Almeida Brito, o vice prefeito Natinha, o senador Antônio Carlos Rodrigues, do PR, o vereador Jefferson do Caminhão do Lixo, as vereadoras dra. Bete e Rosana do Artur, além dos secretários Valdir Barbosa (Turismo), José Roberto Jorge (Administração), Alan Leão (Cultura) e Silvino de Oliveira (Esportes).
Tradição
Na sexta feira, 15/5, aconteceu a parte mais tradicional da festa. Folclore, música, danças. Diversos grupos da região participaram das rezas e da adoração à Santa Cruz. Essa é uma das mais antigas manifestações religiosas do Estado e é também a uma manifestação dos municípios que compõe o Cinturão Jesuítico Paulista.
Por Sandra Martins