Home
›
Maioria dos candidatos a vereador só possuem o ensino médio
2 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Um levantamento realizado pelo Portal O Taboanense aponta que a grande maioria dos candidatos a vereador em Taboão da Serra não possuem nível universitário. 50% dos pleiteantes a uma cadeira na Câmara Municipal cursaram apenas o ensino médio. Os que cursaram faculdade são apenas 21,5% do total dos 246 candidatos que estão cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral.
Um outro dado fornecido pelo TSE é que dos 246 candidatos cadastrados, 52 estudaram no máximo até o ensino fundamental, o equivalente a quarta série. Pelos dados do TSE não existe nenhum candidato analfabeto em Taboão da Serra. Outros 21 candidatos declararam-se com outro nível de instrução, como técnicos, por exemplo.
Para a psicóloga Maria Ritta, moradora do Jd. Monte Alegre, seria bom que a maioria dos candidatos tivessem uma qualificação melhor. “Queremos pessoas que sejam especializadas para cuidar da nossa cidade, não podemos eleger aventureiros”, afirmou. Já para o encanador Carlos Souza, o que importa é a capacidade de administrar. “Não vejo problema com isso, tá cheio de “doutor” por aí que não vale nada”, disse.
Já na disputa da prefeitura de Taboão da Serra, o quadro é totalmente diferente. Dos cinco candidatos, todos possuem ensino superior completo. Tanto Fernando Fernandes quanto Evilásio Farias são médicos. Arlete Silva e Khaled são formados em direito e o candidato do Psol, Miguel Leme, é formado em história.
A situação dos vices é parecida. A vice de Evilásio, professora Márcia é formada em pedagogia. Já Dr. Maurício André, vice de Fernando Fernandes, também é médico. Roberto Coletti, do Psol, é arquiteto formado pela USP e Vilson, o vice de Arlete Silva, é formado em contabilidade. O único vice que não possui ensino superior é Aprígio Pereira, vice de Khaled, que não concluiu o ensino fundamental.