EM ALTA
Home

Luzia Aprígio apoia campanha de Doação de Sangue em Taboão

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/12/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A vereadora Luzia Aprígio disse nesta segunda-feira, dia 14, que irá ajudar a divulgar uma campanha que incentiva a doação de sangue em Taboão da Serra, mas especificamente no Hospital Geral do Pirajuçara.

Segundo Luzia Aprígio, o número de doadores ainda é pequeno e a demanda aumenta a cada dia. “Doação de sangue é amor ao próximo e um ato de cidadania. Podemos praticar o bem aqui mesmo na nossa cidade, mas as pessoas não sabem como fazer, por isso vou ajudar a divulgar o serviço que o Banco de Sangue do HGP oferece”, afirmou.

Vereadora Luzia Aprígio: doação é um ato de amor e exemplo de cidadania | Eduardo Toledo / Divulgação

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez por ano. Segundo informações fornecidas pela Fundação Pró-Sangue Hemocentro do Estado de São Paulo, no Brasil, essa taxa é de apenas 2%.

Em Taboão da Serra não existem dados disponíveis sobre o número de doadores de sangue. Na cidade, o HGP mantém o Banco de Sangue que realiza a coleta. O horário de funcionamento varia de acordo com o dia da semana. Nas segundas e quintas-feiras, das 8h às 16 e nas terças, quartas e sextas, das 8h às 13h30.

Doar sangue é muito fácil, segundo o Hemocentro de São Paulo as condições necessárias são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).Além isso, o doador deve levar um documento original com foto.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Brasil

Em 2013 e 2014, houve aumento de 5% nas coletas de bolsa de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Enquanto isso, as transfusões de sangue aumentaram 6,9%, passando de 3 milhões de procedimentos em 2013 para 3,3 milhões no ano passado.

No Brasil, a doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa independentemente de parentesco com o doador. O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, para a execução de cirurgias eletivas de grande porte e para o tratamento de pessoas com doenças crônicas, como falciforme e talassemia, e também para o tratamento de doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

Serviço

Banco de Sangue
Local: Hospital Geral Pirajussara (HGP)
Endereço: Av. Ibirama, 1214 Vila Pirajuçara
Informações: 3583-9400
Horário: Segundas e quintas-feiras, das 8h às 16h. Terças, quartas e sextas-feiras das 8h às 13h30.

 

Notícias relacionadas