Linha 4-Amarela: Governo paulista obtém licença ambiental prévia para levar metrô até Taboão da Serra
2 min de leitura
O Governo do Estado de São Paulo informou, nesta segunda-feira, dia 9, que conseguiu a Licença Ambiental Prévia para a extensão da Linha 4-Amarela de metrô até Taboão da Serra. Agora espera obter nos próximos dias a Licença Ambiental de Instalação (LAI), abrindo caminho para o início das obras ainda neste ano, como divulgado pelo governador Tarcísio de Freitas em visita à cidade, em junho.
Além da nova Estação Taboão da Serra, o projeto contempla a construção da Estação Chácara do Jockey, três poços de ventilação e saída de emergência (VSE), uma subestação de energia e um terminal rodoviário.
O município de Taboão da Serra será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia, e gerando aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos.
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra, que atualmente se estende por 12,8 quilômetros, ligando a estação Luz até a estação Vila Sônia e 11 estações, mas passará a contar com 16,1 km e 13 estações, conectando a Estação da Luz a Taboão da Serra em cerca de 55 minutos.
A previsão é que o início de operação do trecho aconteça em 2028. As obras serão executadas pela CCR Mobilidade, empresa responsável pela ViaQuatro.
A nova Estação Taboão da Serra será construída na antiga Sorana Sul e terá duas entradas, uma na própria Sorana e outra do lado oposto da antiga Rodovia Régis Bittencourt, avenida José Aprígio Bezerra.
A extensão do metrô Linha 4-Amarela estação Taboão da Serra vai atender a população da região metropolitana, das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista.
TAGS
2024
CCR
Cotia
Embu das Artes
Embu-Guaçu
Estação Chácara do Jockey
Estação Taboão da Serra
Expansão Metrô
Governo do Estado de São Paulo
Itapecerica da Serra
Juquitiba
Linha 4 Amarela
Metrô
São Lourenço da Serra
Secretaria de Parcerias em Investimentos de SP
Taboão da Serra
Transporte Público
Vargem Grande Paulista
ViaQuatro
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025