Justiça reconduz Rosiane Farias à presidência do PSB em Taboão da Serra e suspende diretório provisório
3 min de leitura
A Justiça de Taboão da Serra determinou, em decisão liminar, o retorno de Rosiane Maciel de Farias à presidência do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e suspendeu os efeitos do diretório municipal provisório que havia sido nomeado pelo diretório estadual da sigla e que tinha como presidente o ex-vereador e atual secretário municipal André Egydio
A decisão foi assinada pelo juiz Matheus Barbosa Pandini, da 1ª Vara Cível de Taboão da Serra, na tarde de segunda-feira (13). O magistrado entendeu que há fortes indícios de que Rosiane foi eleita legitimamente em congresso municipal realizado em 29 de março deste ano e que a criação do diretório provisório contrariou o estatuto partidário.
De acordo com a decisão, o diretório provisório, com vigência prevista de 18 de agosto de 2025 a 29 de março de 2029, violava as normas internas do PSB, especialmente em relação à duração máxima de um ano para comissões provisórias e à paridade de gênero, já que todos os cargos principais eram ocupados por homens.
“Permitir que um órgão de legitimidade questionável tome decisões cruciais para o pleito vindouro poderia comprometer não apenas a lisura do processo democrático interno do partido, mas também gerar insegurança jurídica e dano de difícil reparação à autora, aos filiados e ao próprio eleitorado local”, escreveu o juiz Pandini na decisão
Com a liminar, o magistrado determinou a suspensão imediata dos efeitos do diretório provisório e o restabelecimento do diretório eleito, presidido por Rosiane, “até ulterior deliberação deste juízo”.
Comemoração
Logo após a divulgação do despacho, Rosiane Farias, viúva do ex-prefeito Evilásio Farias, comemorou a decisão. “A decisão reafirma o princípio da autonomia dos diretórios municipais e o respeito ao estatuto partidário, valores que sempre orientaram o PSB”, disse ao Portal O Taboanense.
Ainda segundo Rosiane, “mais do que uma questão jurídica, trata-se de um compromisso com a democracia interna e com o fortalecimento do partido na cidade. O diretório municipal manifesta total respeito à direção estadual e disposição para o diálogo e a construção conjunta de um partido unido, plural e fiel às suas bandeiras históricas”.
TAGS
André Egydio
Caio França
Decisão Judicial
Democracia Interna
Diretório Municipal
Eleições 2026
Engenheiro Daniel
Evilásio Farias
Justiça
Lideranças Políticas
Paridade de Gênero
Partido Socialista Brasileiro
Política
Política Local
Política Regional
PSB
Rosiane Farias
Taboão da Serra
Tribunal de Justiça de São Paulo
Notícias relacionadas
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025
Taboão da Serra
Festa do Dia das Crianças reúne centenas de famílias no Marabá em evento promovido pelo vereador Celso Gallo
21/10/2025