‘Assumir em uma pandemia não é fácil’, diz prefeito de Itapecerica da Serra

Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
Muitos prefeitos em todo o estado de São Paulo assumiram as administrações no começo deste ano em meio a uma crise sanitária causada pelo coronavírus. Um desses casos aconteceu em Itapecerica da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo. Durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (11), o prefeito Francisco Tadao Nakano (PL), conhecido como Dr. Nakano, reforçou que a missão foi ainda mais complicada e que agora, somente cerca de oito meses depois que o seu plano de governo começou a ganhar forma e ser executado.
“Temos que andar pela cidade, por todas as regiões e entender a nossa população. O começo foi muito difícil, muitos me criticaram pela falta de experiência. Assumir uma prefeitura em uma pandemia é uma missão complicada demais. As críticas fazem parte do processo e elas irão nos nortear para os locais que devemos agir”, disse o chefe do executivo. Nakano foi eleito prefeito com 47,81% dos votos válidos, totalizando 36.614 votos.
Durante o encontro com os jornalistas, o prefeito realizou um balanço de como encontrou a prefeitura, fez uma projeção dos projetos de suas secretarias e ainda ressaltou o avanço da imunização contra a Covid-19 em Itapecerica da Serra. “Assumimos uma prefeitura com mais de R$ 40 milhões em dívidas. Iniciamos uma processo de auditoria para localizarmos tudo que for necessário. Todas as secretarias estão trabalhado muito”, complementou Nakano.
A atual gestão diz que retomou os serviços de pavimentação das vias da cidade, que reforçou um mutirão de limpeza urbana pelos bairros, que irá reformar os 11 equipamentos culturais, incluindo o Parque do Povo, e anunciou também que não existe a projeção de aumento na tarifa do transporte público municipal. Já em relação ao retorno das aulas presenciais, o prefeito disse que a discussão acontecerá em setembro, após os profissionais da área receberem a segunda dose da imunização contra o coronavírus.
VACINAÇÃO ANTECIPADA
A imunização contra o coronavírus tem avançado em Itapecerica da Serra. A Autarquia de Saúde pretende neste sábado (14) concluir a primeira dose de todos os moradores acima de 18 anos. Além disso, a projeção é que na próxima terça-feira (17) seja iniciada a imunização de adolescentes acima de 16 anos.
“Temos realizado um trabalho intenso para avançar com a imunização contra o coronavírus na cidade. Todos os servidores da pasta têm se esforçado para que isso aconteça e os resultados apareceram. Pedimos que o morador não deixe de procurar a imunização”, reforçou a coordenadora técnica da Autarquia da Saúde, Wanessa Gerona.
Nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) são vacinados munícipes acima de 20 anos de idade. A Autarquia também faz um apelo para que os moradores fiquem atentos à data da aplicação da segunda dose da vacina.
Até o momento, mais de 3.500 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Itapecerica da Serra. A imunização só está completa após a aplicação das duas doses da vacina. “Portanto, é muito importante que aqueles que já receberam a primeira dose e estão no prazo para receber a segunda dose, retornem ao posto de saúde para completar o esquema vacinal”, alerta da Autarquia.
Os moradores podem procurar a vacina em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 13h. Para se vacinar é preciso apresentar RG, cartão SUS e comprovante de residência do município no nome da pessoa ou cartão de matrícula do posto de saúde.
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Prefeitura de Itapecerica da Serra anuncia programa de anistia de multas em dívidas municipais; veja como participar
16/04/2025

Unidades do Poupatempo de Taboão da Serra e região estarão fechadas dias 18 e 21
16/04/2025