Itapecerica da Serra faz campanha em combate ao tracoma
A Escola Municipal Ipê, em Itapecerica da Serra, foi palco de mais uma campanha de saúde promovida pelo município na última semana. Dessa vez o público alvo foram as crianças e a doença a ser combatida foi o tracoma.
O tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre principalmente em crianças. O tratamento é fácil, mas, se não for realizado rapidamente, pode prejudicar a visão. A transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Ocorre também pelo contato com objetos contaminados, como lápis, borracha, caneta, roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e de banho.
Uma equipe formada pelo médico sanitarista, Dr. José Jarbas Bittencourt, pela médica responsável pelo tracoma na região, Dra. Shizuko Nishimura, e pelas enfermeiras Daniela Barbosa do Nascimento, da Vigilância Epidemiológica de Itapecerica da Serra, e Karina Passos, diretora da UBS São Pedro, realizou exames nos alunos com o objetivo de identificar e tratar a doença nas crianças.
Das 309 crianças examinadas, 10 estavam com tracoma e foram encaminhadas para UBS para iniciar imediatamente o tratamento da doença. E as crianças infectadas não foram as únicas a serem tratadas, todas as pessoas que residem na mesma residência dos alunos diagnosticados com o tracoma também foram encaminhados para tratamento, mesmo que não constassem a lesão nos olhos.
Prevenção
Para prevenir o tracoma, é necessário lavar bem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçar os olhos e não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.