Índice de educação cresce em Taboão da Serra e Embu das Artes
O nível de qualidade do ensino público oferecido na cidade de Taboão da Serra, foi considerado o melhor da região sudoeste da Grande São Paulo, segundo dados divulgados na última semana pelo Ministério da Educação. Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2015, mostram que o ensino público taboanense superou a meta estipulada para o ano passado de 5.8 pontos, atingindo 6.4 pontos. Os municípios de Embu das Artes e Itapecerica da Serra também atingiram a meta.
Segundo os dados divulgados no site do Ministério Público, Embu das Artes que atende cerca de 13.900 alunos na rede pública de ensino, tinha a meta de 5.5 pontos para ser atingida e o município registrou 6.0 pontos. Já a cidade de Itapecerica da Serra, tinha uma meta estipulada de 5.8 pontos para bater e conseguiu registrar 5.8 pontos.
A média do município de Taboão da Serra foi tão alta que superou a capital paulista, que registrou 5.8 pontos, além do município de Barueri, que registrou 6.3 pontos.
Segundo a Prefeitura de Taboão da Serra um dos destaques deste ano foi à nota dos alunos da EMEF Aracy de Abreu Pestana. A escola do Jd. Record, que havia registrado na última colocação no IDEB em 2013, 5.2 pontos, registrou em 2015, 6.5 pontos, o que representa um aumento de quase 13%. Com esta nota, a escola superou a meta projetada para 2015, que era de 6.0 pontos e alcançou a meta proposta para 2019.
IDEB. O IDEB faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece metas para elevar a qualidade de ensino das escolas brasileiras. A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar.