EM ALTA
Home

IDEB de Taboão da Serra se aproxima de meta estipulada para 2021

6 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/09/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O nível de qualidade do ensino público oferecido na cidade de Taboão da Serra foi considerado o melhor da região sudoeste da Grande São Paulo, segundo dados divulgados na última semana pelo Ministério da Educação. Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2015, mostram que o ensino público taboanense superou a meta estipulada para o ano passado de 5.8 pontos, atingindo 6.4 pontos.

Ouça entrevista com o secretário de educação, professor João Medeiros

A média do município de Taboão da Serra superou inclusive da capital paulista, que registrou 5.8 pontos, e Barueri, considerada uma das cidades mais ricas do Brasil e que registrou 6.3 pontos na avaliação. Segundo a prefeitura, a nota das escolas municipais cresceram 16,5% em relação a 2011. A nota supera a meta projetada de 5.8 pontos e quase atingindo a meta esperada para 2021, que é de 6.5 pontos.

O ensino público taboanense superou a meta estipulada para o ano passado de 5.8 pontos, atingindo 6.4 pontos | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

O secretário de educação, professor João Medeiros, comemorou os resultados positivos. “Todos sabem que o desempenho dos alunos, no Brasil todo, em língua portuguesa não é bom, mas aqui em Taboão da Serra é muito bom. Mas em matemática nós estamos muito acima [da média]. Nesse contexto, nós desenvolvemos o trabalho no [projeto] Matematicando, com o projeto de literatura, o lançamento do livro do 7 de Setembro, a coleção Jovens Leitores, a Mostra Cultural. Nós conseguimos um grande desempenho”.

Medeiros lembrou que a Secretaria de Educação investiu em um programa de “gestão de resultados” implantado ainda em 2013. “Desde o início do governo trabalhamos em cima disso, elaborando projetos e propondo programas, constituindo uma política municipal de Educação, com o objetivo de melhorias nos resultados das avaliações”.

Um dos destaques deste ano foi à nota dos alunos da EMEF Aracy de Abreu Pestana. A escola do Jd. Record, que havia registrado na última colocação no IDEB em 2013, 5.2 pontos, registrou em 2015, 6.5 pontos, o que representa um aumento de quase 13%. Com esta nota, a escola superou a meta projetada para 2015, que era de 6.0 pontos e alcançou a meta proposta para 2019.

“Nossa média, a meta projetada, quase atingiu a que era esperada em 2021. Vamos continuar trabalhando, queremos melhorar cada vez mais. Conseguimos superar cidades riquíssimas, isso nos deixa muito felizes”, afirma Medeiros.

Taboão da Serra também ficou em primeiro lugar entre os municípios que compõem o Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), representado por São Lourenço da Serra (6.2 pontos), Embu-Guaçu (6.1), Embu das Artes (6.0), Vargem Grande Paulista (6.0) Itapecerica da Serra (5.8) e Juquitiba (5.7).

Programas e Ações

Segundo João Medeiros, a responsabilidade pelo aumento na nota do Ideb se deve principalmente pelos investimentos realizados na formação dos educadores. “Saber matemática e diferente de saber ensinar matemática. Então nós desenvolvemos centenas de cursos de diversas áreas. O resultado não foi surpresa, a gente sabia que ia ter um bom resultado porque investimos”.

Medeiros também destacou o bom desempenho das escolas que ficam em bairros periféricos de Taboão da Serra. “Algumas pessoas acham que ‘só o Centro é melhor’, mas aqui não é verdade. Temos uma escola, a Anísio Dias Reis, na Vila Indiana, teve uma nota extraordinária, um crescimento extraordinário. A nossa diretora saiu em uma matéria na capa da revista Educação, a mais importante do país na nossa área”.

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Taboão da Serra implantou diversas estratégias nas escolas para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, como os programas MindLab(Mente Inovadora), que utiliza jogos de tabuleiro para o auxílio da tomada de decisões, e a plataforma digital Khan Academy, que oferece vídeos e desafios matemáticos para os alunos exercitarem o cérebro.

As políticas implantadas pela Prefeitura incluíram ainda a capacitação de professores, através dos programas PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), Matemática Descomplicada, e pelos ciclos de palestras Circulando Saberes e Fazeres da Rede.

Outra estratégia utilizada foi a ação “Matematicando no Parque”, onde alunos, educadores e familiares se reuniram no Parque das Hortênsias, para participar de atividades educativas, como jogos de tabuleiros ampliados, ou mesmo ver apresentações musicais, tais como músicas com jogos de palavras e números. A ação fez tanto sucesso que a segunda edição do Matematicando no Parque está prevista para o dia 28 de setembro.

Avaliação

O IDEB faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece metas para elevar a qualidade de ensino das escolas brasileiras. A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar.

 

Com informações de Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo e da assessoria de imprensa da Prefeitura de Taboão da Serra

Notícias relacionadas