Home
›
Homicídios crescem no terceiro trimestre em Taboão da Serra
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Nos dois primeiros trimestres, Taboão da Serra registrou o menor indíce de violência desde que as estatísticas começaram a ser divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública em 1999. De janeiro a junho deste ano, foram registrados sete homicídios na cidade. Acontece que no terceiro trimestre o número de assassinatos disparou, somando nove entre julho e setembro.
Com os novos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios entre janeiro e setembro de 2009 chega a 16. Apesar do aumento no último trimestre, o número ainda está bem abaixo do registrado no mesmo período de 2008, quando o indíce marcava 27 assassinatos.
Foto: Divulgação | W. Raeder
Homicídios cresceram na cidade, mesmo assim estão abaixo da média dos anos anteriores
Em comparação com 2008, o número de homicídios nos três primeiros trimestres diminuiu 59%. “São números que precisam ser consolidados, o homicídio é um crime que a polícia não consegue evitar, muitas vezes ele acontece após uma briga ou de forma passional, mas essa diminuição é significativa”, garante o sociólogo Jefferson Macedo, morador do Jd. Salete.
O mês mais violento do ano até agora foi agosto, com quatro homicídios registrados. Por outro lado, em abril nenhum assassinato foi registrado na cidade. “São números que divergem muito, é impossível prever onde esse tipo de crime vai acontecer. Neste caso, ações sociais dão um retorno muito mais palpável do que a repressão”, alerta Macedo.
Veículos
O número de furtos e roubos de veículos aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2008 foram roubados 829 carros. De janeiro a setembro deste ano o número de carros roubados chegou a 951.
Em outro dado divulgado pela Secretária, dois crimes tiveram uma regressão. O número de roubos e furtos diminuiu nos primeiros nove meses do ano. Em 2008 foram 1.294 furtos, agora, 1.098. Já os roubos diminuíram de 1.726 para 1.599.