História: Saiba como surgiu o Dia Internacional da Mulher
Tudo começou no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos, quando operárias de uma fábrica de tecidos entraram greve, reivindicando melhores condições de trabalho, redução na carga horária (de 16 para 10 horas diárias), equiparação de salários com os homens e tratamento digno nas fábricas.
Na tentativa de reprimir a greve, de forma brutal e desumana, cerca de 130 tecelãs foram trancadas dentro da fábrica, em seguida incendiada. Todas morreram carbonizadas. O ato violento marcou o início da trajetória das lutas das mulheres.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, ficou estabelecido que 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as tecelãs assassinadas na fábrica. Em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).
Ao longo dos anos, na maioria dos países, a data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, serve como um dia de reflexão, discussão sobre o papel da mulher na sociedade e as comemorações acontecem com conferências, debates, eventos culturais e esportivos.