EM ALTA
Home

Garra prende dupla envolvida em esquema de extorsão de comerciantes no Butantã

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/07/2008 00:00
 Por Maurício Rodrigues

Policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) descobriram um esquema de extorsão de comerciantes no bairro do Butantã, próximo a Taboão da Serra, e prenderam duas pessoas na manhã da última sexta-feira, dia 11. As vítimas eram ameaçadas de terem suas empresas fechadas por supostos fiscais da prefeitura de São Paulo.

A equipe do Garra, que realiza a Operação Cruzamento, foi procurada pelo
dono de uma oficina mecânica. Ele explicou que sofria as ameaças havia duas semanas. "Por meio de telefonemas, a vítima era avisada que teria a empresa fechada caso não pagasse uma taxa", explicou o delegado Osvaldo Gonçalves, supervisor do Garra.

A valor pedido era de R$ 1.600, mas acabou reduzido para R$ 500. A vítima
combinou que pagaria a taxa na manhã de hoje. Policiais do Garra aguardaram a entrega, que foi realizada na oficina, à avenida Nossa Senhora da Assunção, e detiveram o auxiliar J.M.B.S., de 23 anos, responsável pela recolha do dinheiro.

J. alegou que apenas foi instruído a pegar o dinheiro e contou qual seria o próximo passo: entregar o pagamento a uma pessoa na praça da Sé, junto aos bloqueios do Metrô. Ele telefonou ao contato e, 20 minutos depois, a doméstica R.A.S., de 53 anos, apresentou-se ao acusado.

A equipe prendeu R., que já apresentava passagem por estelionato. Ela alegou desconhecer a extorsão e disse ter recebido ordens de um terceiro envolvido. Os policiais aguardaram mais 90 minutos, mas não ocorreu um novo contato. Os dois acusados foram autuados em flagrante por extorsão no plantão do Deic.