Funcionários da Câmara recebem treinamento de primeiros-socorros
Na tarde desta quarta-feira, dia 28, 15 funcionários do Poder Legislativo receberam um treinamento de primeiros-socorros, ministrado pelo SAMU de Taboão da Serra. A palestra foi mais uma iniciativa da Escola do Legislativo, que foi criada para qualificar os funcionários e apresentar cursos para melhorar o atendimento ao público.
O palestrante Rodrigo Matroni, demonstrou as noções básicas de primeiros-socorros abordando os principais acidentes como engasgo, parada cardiorrespiratória, convulsão, fraturas, queimaduras, ferimentos, intoxicação, entre outros. “Esse primeiro atendimento pode ser a diferença entre a vida e a morte”, disse.
A palestra foi dividida em duas etapas, uma teórica e outra prática. Os funcionários aprenderam a socorrer adultos e crianças engasgadas, além de treinarem em um boneco para a simulação da massagem cardio respiratória, manobra que garante a oxigenação dos órgãos quando a vítima sofre um infarto.
A coordenadora do curso, Sônia Fischer, falou que a iniciativa da Câmara Municipal é muito importante. “Esse atendimento é vital, aqui acontecem muitos debates acalorados, as pessoas ficam emocionadas e isso é mais um agravante no caso de infartos”. Para a enfermeira, todas as pessoas necessitam fazer esse tipo de curso. “Todos estamos sujeitos a enfrentarmos situações como essa”, lembra.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Adalberto Graciano, esses cursos ajudam a melhorar o atendimento a população que procura e frequenta a Câmara Municipal. “Anteriormente já tivemos casos de munícipes que passaram mal durante a sessão, como convulsões, por exemplo. Agora temos as noções básicas para esse primeiro atendimento até a chegada do SAMU”, afirmou.
Os funcionários aprovaram o curso ministrado pelo SAMU. “Eu nunca tinha feito esse tipo de curso, acho importante essas noções básicas porque qualquer um de nós podemos nos deparar com uma situação de emergência” disse Simone Zollo, do setor de licitação. Já Edinaldo da Silva Leite, contador, falou que o curso foi muito proveitoso. “Essas iniciativas são importantes, são conhecimentos que nós agregamos e podemos ajudar a salvar uma vida”.
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra