Funcionária pública é vítima de golpe dentro de agência bancária
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
Uma funcionária pública de 58 anos foi mais uma vítima de estelionato em Taboão da Serra. No último dia 18, segunda-feira, a vítima compareceu ano 1º DP de Taboão da Serra afirmando que estava utilizando um caixa eletrônico no banco Santander, localizado no Centro do município, quando um desconhecido se aproximou da vítima oferecendo ajuda.
Em determinado momento, quando o suspeito usou o teclado do caixa, acabou trocando o cartão da vítima, que não percebeu a ação. Pouco tempo após o acontecido, a vítima observou diversas operações em sua conta bancária que ela não havia feito, sendo empréstimos, retiradas, transferências e compras no cartão de crédito. Até o momento o prejuízo da vítima é de R$ 3.579.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Banco Santander, onde ocorreu a ação do criminoso
O investigador chefe do DP de Taboão da Serra, Luís Ledenis Peniche, faz um alerta e explica a ação dos criminosos “as pessoas devem ficar atentas aos caixas eletrônicos e aos ‘quiosques’ quando forem pedir auxílio a alguém. O cliente do banco deve verificar se essas pessoas fazem uso de crachás. Geralmente as pessoas praticam esse tipo de crime quando não há funcionários no banco”.
Casos anteriores
Os casos mais recentes foram registrados na agência do Banco do Brasil localizada na Rodovia Régis Bittencourt, no centro de Taboão da Serra. O golpe aplicado foi o da falsa central de atendimento. Uma vítima de 27 anos declarou que, ao conferir o extrato bancário de sua conta corrente, constatou que foram feitas transações indevidas no valor de R$ 3.459,02. A vítima também afirma, como as outras, que nunca teve seu cartão roubado e nunca emprestou para ninguém.
No mesmo dia uma vítima de 59 anos compareceu no 1º DP de Taboão da Serra declarando que seu marido, de 58 anos, tinha ido até a agência do Banco do Brasil para consultar seu extrato bancário, mas seu cartão ficou preso no terminal de atendimento. A vítima contou que ao lado do terminal havia um número de telefone (0800-8830654) para atendimento ao cliente. Ao ligarem, a atendente – que se identificou como Amanda – pediu alguns dados da conta, inclusive a senha do cartão, alegando que o cartão seria bloqueado e um novo seria enviado após 48h.
Por terem ligado para um número que estava em um terminal de atendimento dentro da agência bancária, as vítimas não desconfiaram de absolutamente nada. O gerente de sua agência entrou em contato com a vítima via telefone e informou que havia certa quantia em sua conta e, por conta disso, estava oferecendo uma operação financeira. Por ter desconhecido o valor, a vítima foi até a agência mais próxima do Banco do Brasil para consultar seu saldo bancário. Com isso a vítima constatou transações indevidas na sua conta.