Fiéis acompanham celebração da Paixão de Cristo no Pirajuçara
A 11ª edição da encenação da Paixão de Cristo do Pirajuçara, organizada pela Paróquia São João Batista, reuniu cerca de três mil fiéis na Praça Luiz Gonzaga em Taboão da Serra. No domingo, dia 8 de abril, a partir das 18 horas, acontece a Santa Missa, em seguida o encerramento , com a encenação da Ressurreição de Cristo.
Fiéis se emocionam com encenação final da Paixão de Cristo do Pirajuçara
Veja galeria de imagens da Paixão de Cristo no Pirajuçara
Veja tudo o que foi publicado sobre a Paixão de Cristo
Sessenta atores encenaram os últimos passos de Jesus, acompanhados de uma plateia devota e concentrada. Famílias inteiras, crianças, jovens, adultos e idosos, prestigiaram o evento, que foi um momento de reflexão e contemplação do amor de Jesus. A novidade foi o enforcamento de Judas Iscariotes.
Foto: Maikc Reis
Paixão de Cristo no Pirajuçara continua no domingo, com a ressurreição
“Nós reclamamos da vida, Jesus sofreu tanto, e por nossa causa, mas ninguém lembra disso. Jesus é o maior exemplo de amor e doação, deveríamos aprender mais com Ele”, disse dona Graça Amorim, que acompanhou a encenação com o esposo, filhos e netos.
“É a primeira vez que assisto, parece de verdade, Jesus esta sofrendo, é muito triste. Esses homens são maus”, disse o pequeno Daniel, 6 anos, neto de dona Graça.
Apesar da inexperiência de 90% do elenco, o público aprovou e se encantou com o que viu. “Nossa, não sabia que a maioria não era ator, incrível, como eles são bons. Estou emocionado com a atuação deles, é muito real”, falou Pedro Antônio.
“Algumas cenas não gosto de ver, como essa que esses soldados flagelam Jesus, sempre que assisto eu choro. É triste demais”, declarou Maria Amélia.
A procissão foi outro momento que deixou todos emocionados, durante o trajeto, Jesus (interpretado por Joel Macedo] arrancou lágrimas do público, enquanto percorria o caminho da Praça Luiz Gonzaga até a av. Fernando Fernandes, onde aconteceu a crucificação, Jesus foi xingado, humilhado e flagelado. Algumas pessoas viravam o rosto para não ver a cena.
“Essa cena é triste e revoltante, evito olhar. Sabe, Jesus é um grande homem. E somente Ele, depois de ser tão humilhado e traído, para continuar nos amando e perdoando a todo instante”, comentou Willian Gomes.
Os atores também se emocionaram com a encenação. “Foi uma experiência e tanto [interpretar Maria, mãe de Jesus], foi uma coisa nova, foi muito emocionante, uma coisa nova”, declarou Leani Lima. “É uma honra participar desse evento. É emocionante, estou feliz”, disse Joel Macedo.
Os diretores Walter Costa, Eddie Ferraz e José Maria Lucena, falaram da participação e dedicação dos paroquianos (atores) durante os ensaios e na encenação. “Superou as expectativas, depois de todos esses anos fazendo a Paixão, ainda me emociono. Os atores foram fora de série, o lado da fé sobressaiu o lado ator”, disse Lucena.
Para Walter Costa a experiência foi boa, ele aprovou o resultado. Foi uma experiência diferente, com um elenco de Igreja, movidos pela fé. É uma paixão que emociona a todos. Eles fizeram pela fé, para evangelizar. Foi bem legal e tudo isso me aproximou da Igreja”, declarou.
Eddie Ferraz também destacou a dedicação do elenco e credita o bom resultado a fé e dedicação de todos. “O que faltou em técnica, sobrou em fé, e às vezes sai muito mais verdadeiro do que se fosse um ator profissional. Esse foi o diferencial, a fé”, comentou.
O diretor geral, Adauto Guerra, falou das dificuldades no início e da superação do elenco e elogiou a equipe de produção. “Tivemos muitas dificuldades no começo com falta de pessoal, mas com a graça de Deus as pessoas foram se mobilizando e deu tudo certo. Tivemos uma equipe de produção muito boa. Juntou a experiência e a dedicação do pessoal e deu tudo certo e realizamos um sonho antigo, o enforcamento de Judas, estou feliz”, finalizou.
O evento teve o apoio da secretaria de Cultura de Taboão da Serra. A GCM e a Semutrans colaboram.
Serviço
O que: Encenação da Paixão e Ressurreição de Cristo
Onde: Praça Luiz Gonzaga – Pirajuçara – Taboão da Serra
Quando: Domingo, dia 8 de abril, a partir das 18 horas, iniciando com a Santa Missa, em seguida acontece a encenação da Ressurreição de Cristo
Quanto: De graça.