Fernandes defende novo Plano Diretor com visão desenvolvimentista
------------------------------------------------------------
Durante entrevista para a imprensa regional, na 3ª Conferência das Cidades, realizada neste sábado, dia 18, no Cemur, o prefeito Fernando Fernandes defendeu um novo Plano Diretor para Taboão da Serra com uma visão voltada para o desenvolvimento. Fernandes também criticou o adensamento populacional, que hoje é o segundo maior do Brasil.
Fernandes disse que Taboão da Serra precisa aproveitar os últimos e poucos terrenos que estão livres na cidade para a criação de novas indústrias, comércios e serviços. “Temos que ter uma nova maneira de enxergar as coisas, criar polos de desenvolvimento regionais, quando Taboão tiver vida própria intensa, com educação, saúde, emprego, as pessoas não vão se deslocar mais”.
Foto: Divulgação

Prefeito Fernando Fernandes garantiu a revisão da Planta Genérica de Valores
O prefeito criticou o adensamento populacional que Taboão da Serra vem enfrentando nos últimos anos e disse que a mobilidade urbana depende de intervenções imediatas. “Se deixarmos que o adensamento corra solto, não temos mais solução, não temos mais espaço. É hora de encararmos nosso plano diretor com um caráter mais desenvolvimentista do que habitacional”, disse.
Durante os oito anos de mandato do prefeito Evilásio Farias, quando o Plano Diretor foi aprovado, o olhar sobre a cidade era mais voltado a habitação, principalmente as mais populares. “Taboão não vai parar de crescer, mas esse desenvolvimento tem que ser pensado em cima de uma população que tenha um poder aquisitivo para movimentar a economia da cidade”.
Fernandes disse também que defende uma postura voltada para o desenvolvimento econômico, mas não descarta os bons empreendimentos imobiliários. “Não podemos estar inibindo que venham projetos bons para a cidade, que venham para a cidade uma população economicamente ativa. A gente tem que entender que precisamos trazer uma população que movimento o comércio da cidade, os serviços”.
Revisao da PGV
Entre as novidades anunciadas pelo prefeito Fernando Fernandes a imprensa, está a realização de um novo cadastro imobiliário e a intenção de desenvolver um novo Plano Diretor, além da revisão da Planta Genérica de Valores. “Não é uma política que depende da minha vontade, precisamos ter isso no Plano Diretor”.
De acordo com Fernandes, a prefeitura está contratando uma empresa para fazer um recadastramento de todos os imóveis da cidade. “Nosso cadastro é muito ruim, não temos como fazer um diagnostico preciso da cidade com o cadastro que temos hoje. Temos que ver qual é a nossa realidade para saber o que vamos fazer daqui pra frente”.
O prefeito garantiu que pretende rever a Planta Genérica de Valores, que em 2009 reajustou e aumentou o valor do IPTU em toda a cidade. “É um compromisso nosso fazer essa revisão da PGV e também elaborar um novo Plano Diretor, para repensar essa questão do adensamento”.