EM ALTA
Home

Feira do Embu: atração para turistas do mundo todo

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

14/01/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————

A Feira de Arte e Artesanato do Embu é conhecida na região como sendo um ambiente agradável para passar as tardes dos finais de semana. Com muito artesanato em trocos de árvores, pedaços de madeira, prata, argila e tudo que a criatividade dos artesãos mandar, a ‘feirinha’, que fica no centro histórico da cidade, foi crescendo a cada ano e atrai turistas do mundo inteiro.

A cidade abriga dezenas de ateliês, onde pintores, escultores, forjadores, entalhadores e ourives produzem obras de grande beleza e refinamento. Bijuterias, porcelanas, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e mais uma série de objetos utilitários, ou simplesmente decorativos, são os objetos vendidos pelos expositores, divididos entre artesanato, artes plásticas, feira do verde, antiquários e alimentação.

Foto: Divulgação

Feira de Embu das Artes é a grande atração turística da região

Quem anda pelas ruas do centro histórico pode perceber a decoração colonial mantida no estilo das casas, estabelecimentos e ruas ainda em paralelepípedos, consolidando mais ainda a cidade como ponto turístico. Quem passa por Embu se sente em outra época, em outra realidade, só vivida nos dias de hoje nas novelas.

Além do típico artesanato, existem muitos restaurantes ao redor, com o tradicional leitão a pururuca como protagonista. Tem comida de tudo quanto é jeito, doces, sanduíches e até acarajé para atrair todos os gostos. Os dias de maior movimentação na feira são os domingos e os feriados.

Outra coisa que ninguém pode perder é a Feira de Filhotes, onde são vendidos cachorros e alguns gatos com pedigree, se não for comprar, vale a pena ver a fofura que são os filhotes de cachorros e gatos.

O Cat, Centro de Atendimento ao Turista e ao Expositor da Secretaria de Turismo dá todo o suporte necessário ao turista e tem disponível a relação de todos os expositores e lojas para quem se interessar. Ele fica localizado na Rua Joaquim Santana, no Largo 21 de Abril.

Móveis rústicos e antiquários

 Embu possui aproximadamente 30 antiquários e 60 lojas de móveis rústicos, que oferecem ao público inúmeras peças de grande valor histórico e artístico. As charmosas lojas de móveis rústicos atrai turistas para a Rua Elias Yasbec, oferecendo ao público consumidor uma vasta gama de opções para mobiliar todos os espaços de uma casa, como dormitórios e jardim.

Os móveis são trabalhados em madeira maciça, com fama de ter força e robustez, além de beleza, tudo influenciado por imigrantes sulistas, na década de 1960.

História

A arte na cidade remete desde a época dos jesuítas, que aceitavam encomendas de santos. Por volta da década de 1920 o artista Cássio M’boy passa a morar no Embu, em conseqüência disso, outros artistas também fixaram residência na região, inclusive o renomado escultor Tadakiyo Sakai, que junto com um grupo de aristas, começou a fazer a fama de Embu como sendo das Artes.

A partir do 1º Salao de Artes Plásticas de Embu em 1964, que reunia trabalhos de diversos artistas renomados, a arte produzida no município passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente.

Em 31 de janeiro de 1969 foi criada a Feira de Artes e Artesanato na frente da Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra. Paralelamente ao desenvolvimento da Feira, foram surgindo as diversas lojas de artesanato, galerias de arte, antiquários e lojas de móveis rústicos artesanais, tornando a cidade conhecida por Embu das Artes.

Serviço

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Largo 21 de Abril, s/n.º
Informações: (11) 4704-6565 – 4781-5971

Notícias relacionadas


Fatal error: Uncaught TypeError: fclose(): Argument #1 ($stream) must be of type resource, false given in /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php:2408 Stack trace: #0 /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php(2408): fclose() #1 /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php(2168): wp_cache_get_ob() #2 [internal function]: wp_cache_ob_callback() #3 /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-includes/functions.php(5471): ob_end_flush() #4 /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all() #5 /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters() #6 /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action() #7 /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-includes/load.php(1304): do_action() #8 [internal function]: shutdown_action_hook() #9 {main} thrown in /home/sc/otaboanense-vx-2025/wordpress/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 2408