Febre Amarela: macaco encontrado morto em Juquitiba acende alerta na região
2 min de leitura
São Paulo já registrou seis mortes por Febre Amarela neste ano, nenhuma delas na região. Mas as autoridades mantém um rígido controle para evitar que a doença se alastre na zona urbana.
Um macaco encontrado morto na última segunda-feira, dia 4, na Estrada da Jacuba, em Juquitiba, em uma área de mata fechada deixou moradores da região preocupados. Uma a equipe da Vigilância Sanitária foi até o local e levou o animal para a realização de exames para entender a causa da morte.
Segundo a Vigilância Sanitária os exames serão feitos para identificar a causa da morte do animal, se ela tem relação com Febre Amarela ou não. Os resultados devem sair nas próximas semanas.
A Febre Amarela é uma doença que se mantém no ambiente, em um ciclo silvestre, e é transmitida por mosquitos. O macaco é importante, pois serve como indicador da presença do vírus em determinada região. Caso a população encontre macacos mortos ou doentes, deve informar o mais rapidamente o serviço de saúde do município.
Sintomas
A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida através da picada de mosquitos. Em áreas urbanas, a disseminação é intensificada pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômito, fadiga e fraqueza.
Com informações do site Primeiro Notícias
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Seguem abertas inscrições para o Vestibulinho 2026 das Etecs de Taboão da Serra, Embu das Artes e Cotia
19/10/2025