Família diz que jovem morreu por falta de atendimento
De acordo com a família, Gildenice chegou sábado pela manhã ao PS Antena com dificuldade para respirar e morreu no início da noite, às 18 horas. Nesse período ela passou pela avaliação de risco, recebeu atendimento médico, e pediram para que ela continuasse aguardando, mesmo se queixando de que não estava bem e não conseguia respirar direito.
A irmã de Gildenice também informou, conforme reportagem do SPTV da Rede Globo, que a ficha da paciente foi perdida, sendo necessário fazer um novo cadastro. Ainda de acordo com a família, elas pediram ajuda, informando que a irmã estava mal, somente quando ela desmaiou é que foi novamente atendida, mas não resistiu e morreu na sala de emergência. Sem passar por perícia no IML, a causa da morte relatada no Atestado de Óbito foi insuficiência respiratória aguda e broncoespasmo.
Em entrevista à Rede Globo o administrador do Pronto-Socorro e Maternidade de Taboão da Serra, João Carlos de Oliveira, funcionário da Organização de Saúde Iacta, que cuida da unidade terceirizada pela prefeitura no ano passado, negou que a morte tenha ocorrido devido a demora no atendimento.
“O atendimento à paciente Gildenice foi realizado. Em nosso cadastro consta o atendimento de enfermagem e o atendimento médico. No atendimento médico ela teve um desmaio e foi encaminhada para a emergência", disse. Sobre o sumiço da ficha, ele foi enfático: “Impossível, a ficha é preenchida uma única vez pela atendente do hospital”.
Sobre a demora no atendimento o responsável pelo Pronto Socorro da Antena disse que “o corpo clínico é completo, não há demora no atendimento, existe uma demanda grande”.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, durante o final de semana o equipe médica é formada por seis clínicos, um bucomaxilo, dois ortopedistas e mais dois médicos na emergência.
“Realmente com esse quadro clínico não precisaríamos esperar tanto para sermos atendidos. O problema é o descaso que é grande mesmo. Aqui ninguém pode ficar doente. Reformaram as paredes e esqueceram de reformar as pessoas que trabalham lá”, disse Maria Cecília, que segundo ela, “não tenho boas lembranças daquele lugar”, finalizou.
O outro lado
A Prefeitura trabalha com o serviço terceirizado e a empresa que administrada o PSM Antena declara que prestou todos os procedimentos necessários para a paciente e em nenhum momento houve negligência no atendimento.
No prontuário de atendimento da paciente, devidamente assinado pela responsável, constam detalhadamente, todos os horários de cada setor onde a paciente passou e todos os procedimentos realizados.