Etec de Taboão da Serra está na final da Olimpíada Nacional de Aplicativos pelo segundo ano seguido
2 min de leitura
Mais uma vez, o talento dos estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Taboão da Serra se destaca em nível nacional. Pelo segundo ano seguido, um grupo da instituição alcançou a final da Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda), competição que reúne projetos de escolas públicas e privadas de todo o país. Na oitava edição do evento, que aborda a temática "Produção e consumo sustentável" em linha com os objetivos da ONU, o grupo taboanense garantiu vaga na final com o inovador aplicativo Doarmário.
Idealizado pelos alunos Deryck de Lucca, Felipe Sanches Inamine, Isabella Mamede Nogueira e Luana de Jesus Lima, o Doarmário surgiu de uma iniciativa prévia dos estudantes, como explica a orientadora Nathane Castro, professora do curso de Desenvolvimento de Sistemas da unidade do Centro Paula Souza (CPS). A sintonia com o tema da edição 2025 da Onda demonstra o engajamento e a visão dos jovens talentos da Etec de Taboão da Serra.
“O aplicativo tem o intuito de sanar um problema, que é a poluição causada pela indústria fashion, e incentivar a moda circular”, explica Nathane. Ao catalogar as roupas do usuário no armário, o app sugere composições e indica o número de vezes que cada peça é utilizada. Assim, é possível saber o que está sem uso e, portanto, pode ser doado para brechós ou instituições de caridade.
Os quatro estudantes concluíram em 2024 o Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Três deles já estão cursando alguma faculdade. Na próxima sexta-feira, dia 25, acompanhados do diretor e da orientadora, a equipe estará em Gramado, no Rio Grande do Sul, para a premiação.
TAGS
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025