EM ALTA
Home

Estudantes e professores fazem protesto contra fechamento de escolas

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

06/10/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Alunos e professores das escolas estaduais de Taboão da Serra e Embu das Artes protestaram na manhã desta terça-feira, dia 6, contra a proposta de reorganização escolar apresentada pela Secretaria Estadual de Ensino, e que fechará, pelo menos duas escolas em Taboão e Embu. Os manifestantes se concentraram em frente a Diretoria de Ensino, no Jd. da Gória, e uma comissão foi recebida pela dirigente, Maria Mercês.

De acordo com o representante da Apeoesp/Subsede Taboão da Serra, Antônio de Jesus Rocha , conhecido como professor Toninho, em Taboão será fechada a EE Alípio de Oliveira e Silva, Jd. Santa Rosa e em Embu das Artes a EE Sara Sanches, Jd. Santa Tereza. “Essas duas escolas serão fechadas, vão baixar as portas, deixarão de existir”, informou.

Os manifestantes se concentraram em frente a Diretoria de Ensino, no Jd. da Gória, em Taboão da Serra | Rodrigo Martins

Ainda de acordo com Toninho, a dirigente Mercês, foi questionada sobre os critérios usados para a escolha desses escolas que vão fechar, porém não houve resposta. “Não foram explicados os critérios utilizados. Quando a comissão disse que ia apresentar uma contraproposta, a dirigente [Mercês] informou que não adiantava porque a proposta já havia sido encaminhada ao secretário de Educação do Estado. A decisão foi tomada de forma autoritária, ninguém foi ouvido. E várias escolas, não nos passaram quais, serão reorganizadas”, disparou.

Com a reorganização, algumas escolas deixarão de funcionar no período noturno e outras só atenderão crianças do 1º ao 4º do Ensino Fundamental, "para depois serem municipalizadas. Vamos continuar resistindo, no dia 13 vamos em caravana protestar em frente a secretária de Educação do Estado”.

Participam do manifesto alunos e professores das escolas estaduais Tadakyo Sakai e João Martins de Embu, Domingos Mignoni  e Alípio de Oliveira e Silva de Taboão.

Na próxima sexta-feira, dia 9, está previsto outro manifesto contra a medida anunciada por Alckmin. A partir das 7h – pais, professores e alunos se concentrarão em frente à escola E.E. Catharina Comino, Jd. Irapuã em Taboão da Serra.

Em Embu das Artes, também no dia 09, a concentração dos manifestantes terá início às 14h em frente a escola EE Elizete Bertini, no Jd. Santo Eduardo e, em Itapecerica da Serra, na mesma data e horário, a concentração será feita na Praça da Árvore.

Notícias relacionadas