Estudantes da EE Edgar Francisco param a Kizaemon para pedir mais segurança
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————-
Alunos e professores da EE Edgar Francisco no Jd. Guaciara em Taboão da Serra, se reuniram nesta quinta-feira, dia 6, por volta de 17h, numa manifestação contra a violência no entorno da escola. Centenas de alunos e pais saíram em caminhada da escola até a Praça Luiz Gonzaga, com faixas, apitos e cartazes.
Os estudantes reivindicam mais segurança, de acordo com os manifestantes, nos últimos meses tem sido constantes a ação de criminosos a qualquer hora do dia, assaltos, arrastões e tráfico de drogas.
Foto: Rose Santana
Alunos fecharam a Kizaemon Takeuti, na altura da praça Luis Gonzaga
“A comunidade se reuniu para pedir segurança, estamos com um problema sério de roubos, infelizmente a violência chegou a porta da escola. Procuramos todos os órgãos competentes pedindo auxílio. Por tudo que foi feito o retorno é pequeno”, falou Sônia Cristina, vice-diretora da escola.
Os manifestantes relatam que os assaltos acontecem todos os dias, em horários diferentes. Os criminosos utilizam uma moto laranja, outra preta e vermelha e uma preta, sem placa, além de dois veículos, um Gol vermelho e outro preto para assaltarem.
São roubados celulares, tênis, camisetas e bonés, além das residências. “Tem criança de 10 anos assaltando, eles agem como uma quadrilha. Para sair de casa temos que pagar o vigia da rua que nos escoltam até o ponto de ônibus de manhã. Político não esta nem ai. A polícia não vem”, reclama a moradora Sueli Mota, mãe de aluno.
A Polícia Militar informou que a ronda é realizada, mas que não há possibilidade de estar no local o tempo todo. “Estamos realizando a ronda sim, temos relatórios assinados pelo diretor. Infelizmente não da pra estar lá o tempo todo. Já temos as características de alguns suspeitos que utilizam motos para praticar os assaltos”, declarou o Cap. PM Santos.
Santos também informou que ex-alunos podem estar envolvidos nesses assaltos. A polícia já flagrou alunos usando entorpecentes dentro da escola em período de aula. A informação foi confirmada por alguns pais. Porém, a vice-diretora Sônia foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou sobre o assunto.
A aluna Amanda Costa, 13 anos, disse que gosta da escola, mas tem medo dos criminosos. “A escola é ótima, a única coisa ruim são os assaltos lá fora”. Viaturas da PM, GCM e Semutrans acompanharam o manifesto.
Trânsito complicado
A manifestação parou o trânsito na estrada Kizaemon Takeuti sentido Pirajuçara, por cerca de 1 hora, complicando o tráfego no local. “Esse país não tem lei, é um absurdo, querem fazer manifestação então vão falar com as autoridades responsáveis, mas não atrapalhar a vida dos outros”, gritou irritada uma motorista.