Escolas vão às ruas para promover a segurança no trânsito
Mobilizar alunos e professores de escolas públicas para promover um trânsito mais seguro. Esse é o principal objetivo do Projeto Escola Arteris, desenvolvido na Autopista Régis Bittencourt e em outras 9 concessionárias do Grupo Arteris, e que atendeu mais de 250 mil alunos em 2015. Para marcar o fim do ano letivo, evento de premiação aconteceu no dia 11, em Registro (SP), reunindo as escolas que se destacaram no ano.
A atuação do Projeto Escola na Autopista Régis Bittencourt abrange os municípios de São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Juquiá, Barra do Turvo, Cajati, Jacupiranga, Miracatu, Registro, Pariquera-açu, Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul. Ao todo, 700 professores e 12 mil estudantes foram envolvidos nas atividades.
Diversas iniciativas levaram as escolas às ruas em atividades criativas e que impactaram não somente professores e alunos, mas também pais e moradores das cidades vizinhas à BR-116. É o caso da a EM Professora Nilce Terezinha Zanetti, de Campina Grande do Sul/PR, que pelo segundo ano consecutivo conquistou o prêmio de Destaque do Ano.
A escola convidou os motoristas do transporte escolar para um dia de formação, com o objetivo de repassar a eles conceitos de humanização no trânsito. “A formação foi uma dinâmica que trouxe grande aprendizado para todos. No encerramento, os alunos até entregaram um certificado simbólico, valorizando ainda mais esse momento”, destaca Francieli dos Santos, coordenadora do projeto na escola.
Já os alunos da EMEF Prof. Carlos Alberto Vigneron, de Jacupiranga, investiram em ação para o Dia do Pedestre, comemorado em 8 de agosto. Com o objetivo de conscientizar os pedestres a transitar de forma segura em rodovias e nas vias urbanas ao seu redor, os alunos distribuíram folhetos em frente à escola, onde há uma faixa de pedestre com grande circulação de pessoas.
“O programa somente é possível com a participação efetiva dos professores, coordenadores e diretores das instituições. Todas os participantes estão de parabéns pelo brilhante trabalho realizado durante o ano”, comenta a coordenadora Pedagógica Corporativa do Projeto Escola Arteris, Maria José Finardi.