EMEF Dr. Anísio Dias dos Reis desenvolve projeto de horta com os alunos
Charles Eliseu
Os 780 alunos, do 1º ao 5º ano, da EMEF Dr. Anísio Dias dos Reis, têm a oportunidade de conviver com a natureza, aprendendo a plantar, colher e até mesmo adicionar na merenda as verduras, legumes e frutas que são produzidas no local. Tudo isso graças ao projeto de horta e pomar que a equipe de professores desenvolve com os estudantes.
Neste processo, existem também aspectos pedagógicos e didáticos incluídos, como explica a professora Amélia, que coordena o trabalho. “O projeto acontece três vezes por semana e é interdisciplinar, pois eu e os outros professores trabalhamos matemática, geografia, ciências e português. Conteúdos como uso de perímetro e área, classificação das hortaliças, período de plantio, tipos de solo, condições climáticas, higiene e alimentação são abordados”, destacou.
Além da horta, há também no espaço um belo pomar. Deles, os participantes colhem brócolis, cenoura, alface, rúcula, escarola, beterraba e laranja. O plantio ocorre duas vezes ao ano, para que se tenha um tempo razoável de descanso e enriquecimento da terra.
O prefeito Fernando Fernandes destacou a iniciativa. “Um projeto como esse merece e tem nosso total apoio. É importante ensinar para nossas crianças os conceitos de sustentabilidade. Quero parabenizar a diretora Priscila Pereira Scandalo, os professores e alunos que estão empenhados nessa ação”, disse.
O secretário de Educação, João Medeiros, também elogiou o trabalho. “É uma alegria muito grande ver que os profissionais e os alunos estão se esforçando, e com muita satisfação. E o que é importante são os valores pedagógicos e didáticos que enriquecem ainda mais esse projeto”, salientou.
Vale lembrar que desde de 2002, quando a EMEF foi inaugurada pelo então prefeito Fernando Fernandes, existia a horta. Nos últimos anos o projeto ganhou fôlego, tendo uma dimensão interdisciplinar.