EM ALTA
Home Embu das Artes

Embu das Artes: oficina analisa trajes de ‘heróis e vilões’ do cinema; veja como participar

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

02/08/2023 23:57
Divulgação
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade




 

O Pontos MIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Embu das Artes, realizará gratuitamente a oficina “Guarda-roupa de heróis e vilões”, no dia 7, das 14h às 18h, no Centro Cultural Mestre Assis.

O objetivo é apresentar um panorama sobre os processos de criação dos trajes utilizados na caracterização de personagens como Coringa, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Malévola, Batman, Pantera Negra, entre outras figuras conhecidas das histórias em quadrinhos que foram adaptadas ao cinema.

Ministrada pela figurinista Maria Cecília Amaral, a oficina fará uma reflexão sobre os códigos, características, materialidades, formas e decupagens utilizadas nessas criações. Dentro da metodologia adotada, haverá exposição oral a partir de slides com fotografias, referências e vídeos sobre material analisado, além da realização de exercícios individuais e coletivos de criação/construção de figurinos.

Para se inscrever

– Os interessados tem que ter idade acima de 12 anos

– Vagas limitadas (total de 20) serão preenchidas por ordem de chegada de inscrição até dia 7/8

– A inscrição deverá ser feita diretamente no Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 129, Centro, Embu das Artes)

– Levar no dia 7/8 uma peça de roupa para ser customizada

Objetivos da oficina:

• Apresentar conceitos e características ligados à criação de figurinos, voltado para o universo do audiovisual;

• Apresentar análises da evolução do traje e caracterização de personagens heróis e vilões de diferentes obras do universo cinematográfico;

• Refletir sobre as materialidades, tecnologias e formas empregadas na construção dos trajes analisados;

• Apresentar decupagens de roteiros e indicação de bibliografias da área para leitura posterior;

• Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.

Sobre a oficineira

A figurinista Maria Cecília Amaral também é diretora de arte e artista educadora. Atua na direção de arte e como figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, como figurinista da Web Série Trailers do Cotidiano e dos curtas-metragens: A Cartomante, Sonhos de Liberdade, Café sem Açúcar e A Igreja do Diabo, além de peças teatrais. É bacharel em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes.



 



TAGS

Notícias relacionadas