EM ALTA
Home Embu das Artes

Câmara Municipal de Embu das Artes aumenta para 21 o número de vereadores

3 min de leitura
Foto do autor

O TABOANENSE

08/06/2023 02:33
Reprodução / Câmara de Embu das Artes
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade



Em menos de 10 minutos, e sem nenhuma discussão em plenário, a Câmara Municipal de Embu das Artes aumentou o número de vereadores para a próxima legislatura. Atualmente com 17 cadeiras, a partir de 2025 o número de parlamentares saltará para 21.

A sessão foi presidida pelo vereador Gilson Oliveira, uma vez que o presidente da Casa, Renato Oliveira, não esteve presente. Apenas o vereador Gideon Santos manifestou ser contra o projeto 54, de autoria da mesa, e que foi apresentado em regime de urgência, sendo aprovado por 12 a 2.

Na justificativa para o aumento do número de vereadores, o segundo secretário Alexandre Campos leu o projeto que a diz que “considerando que a população estimada para 2023 em Embu das Artes é de 270 mil habitantes, considerando que a representação popular na política municipal se dá pelos vereadores, considerando que atualmente estatisticamente em 2023 a representação é de um vereador para cada 15.900 habitantes, majorando para 21 vereadores daria um vereador para 12.860 habitantes”.

Durante toda sessão, em nenhum momento, o número de aumento de vereadores foi discutido pelos atuais parlamentares. Segundo o presidente em exercício, Gilson Santos, o requerimento que determina nova fixação do número de cadeiras já havia sido debatido nos bastidores.

Gideon Oliveira pediu que o requerimento fosse debatido na sala 40, mas o presidente afirmou que o decreto legislativo já havia sido discutido anteriormente. Mesmo com a insistência de Gideon, o presidente Gilson Oliveira disse que o projeto já havia sido discutido pela comissão mista da Câmara Municipal de Embu, e declarou se voto favorável ao aumento do número de cadeiras.

Outra justificativa apresentada pela Comissão Mista é que o maior número de vereadores “agiliza o melhor atendimentos a seus representados [população]”.

Votaram contra o projeto de aumento ao número de cadeiras na Câmara Municipal de Embu das Artes os vereadores Gideon Santos e Abidan Henrique. A favor do projeto votaram Lucio Costa, Aline Santos, Bobileo Castilho, índio Silva, Joãozinho da Farmácia, Sander Castro, Dede, Cesar Begalli, Gilson Oliveira, Adalto Batista, Gerson Olegário e Alexandre Rodrigues.







TAGS

Notícias relacionadas