EM ALTA
Home Embu das Artes

5 unidades de saúde de Embu das Artes vão oferecer vacina da febre amarela a partir desta segunda

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

17/12/2017 20:59
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por estar cercado por matas, a cidade de Embu das Artes, também está em alerta com os cuidados com a febre amarela. Até o momento o município não registrou nenhum caso da doença, não há necessidade de pânico. Mas a Prefeitura irá fazer um bloqueio ambiental, ou seja, prevenção. A partir dessa segunda-feira, dia 18, cinco unidades de saúde estarão oferecendo a vacina, das 10 às 16h.

A Secretaria de Saúde decidiu neste primeiro momento priorizar a população que está próxima das matas e por isso as UBS que irão participar são: UBS Ressaca, UBS Itatuba, UBS Jd. Pinheirinho, UBS Vista Alegre e UBS Jd. Mimás.

Quem não pode tomar a vacina
A secretária ainda lembra que nem todos podem tomar a vacina, caso de gestantes, mulheres amamentando, crianças menores de 9 meses, diabéticos, cardíacos, maiores de 60 anos, e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, com HIV, por exemplo) e pessoas com reação alérgica à proteína do ovo ou gelatina. Quem se enquadrar em uma dessas situações recomenda-se que consulte um médico antes de optar por tomar a vacina.

Sintomas
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar o indivíduo infectado à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (pele e olhos amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa.

TAGS

Notícias relacionadas