Embu das Artes mantém gratuidade a idosos a partir de 60 anos no transporte municipal

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Embu das Artes, manterá a gratuidade no transporte público municipal a idosos a partir de 60 anos. Esse direito de locomoção está garantido na Lei Municipal nº 2.181/2005 e não há intenção do governo em retirá-lo. Cerca de 80 mil idosos são transportados todo mês na cidade.
No transporte público da Capital e do Estado de São Paulo (ônibus, metrô e trens), cujas responsabilidades são da Prefeitura de São Paulo e do Estado de São Paulo, respectivamente, será suspensa a gratuidade a idosos de 60 a 65 anos, a partir de 1º de fevereiro de 2021.
“Dada toda contribuição desses munícipes, seria uma injustiça muito grande retirar esse direito das pessoas no momento em que mais necessitam desse apoio. A gratuidade não é um benefício por si só, é um agradecimento por toda sua dedicação durante sua fase produtiva, servindo como apoio às idas e vindas aos médicos, que algumas vezes se fazem necessárias”, afirmou o prefeito Ney Santos.
Outro benefício previsto em lei (9.452/2017) determina que todos os assentos dos veículos são preferenciais a idosos com idade igual ou superior a 60 anos, estendendo-se a mulheres grávidas, adultos com crianças de colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Prefeitura de Embu das Artes reafirma o compromisso com a população idosa e vai continuar trabalhando pela implantação de políticas públicas que valorizem ainda mais esse público.
Daniela Karin, PMEA
Notícias relacionadas

Artesp reduz frota de ônibus intermunicipais durante as férias escolares em Taboão da Serra e região
30/06/2025

PM de Embu das Artes captura homem procurado pela justiça no Jd. Independência
30/06/2025