Embu das Artes e Itapecerica da Serra participam do Provab
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Foram abertas vagas em Embu das Artes e Itapecerica da Serra para o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica, Provab. O projeto busca incentivar médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas recém-formados a trabalharem, por um ou dois anos, em municípios de maior necessidade. Os dois municípios têm até dia 7 de fevereiro para fazer sua adesão ao programa e os profissionais de saúde até o dia 12.
O projeto possibilita um conhecimento maior da realidade do país para os novos médicos e estimulando projetos de provimento e fixação de médicos, além de beneficiar a população carente da região.
Se aderirem ao programa, os municípios contarão com profissional por 40 horas semanais e também receberão incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permite às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte à atuação dos profissionais. Os municípios serão responsáveis pela contratação e remuneração dos profissionais, bem como pelo custeio de moradias quando houver necessidade.
Os profissionais de saúde que participarem do projeto terão mais facilidade em, ingressar nos programas de residência em qualquer especialidade e universidade pública do país. Os profissionais que tiverem boa avaliação de desempenho receberão pontuação adicional de 10% na nota final dos exames de residência médica que vierem a prestar.
O critério para a escolha das cidades participantes foi definido pelo Ministério da Saúde segundo o percentual da população em extrema pobreza e da população residente na área rural. Ao todo, serão 87 municípios de São Paulo que poderão ser beneficiados pelo projeto.
Serviço
Como se inscrever: O processo seletivo está dividido em duas fases: a fase de habilitação e a fase de seleção. A fase de habilitação vai até dia 12 de fevereiro, e as inscrições devem ser efetuadas pela internet, pelo site http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab/.
Poderão se inscrever médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que tenham concluído a graduação, e possuam registro profissional junto ao respectivo conselho de classe à época do início das atividades profissionais. Os candidatos deverão indicar, em ordem de preferência, seis localidades em que preferem atuar.
Ao preencher o formulário eletrônico, o candidato deverá anexar arquivo contendo cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso e cópia de documento de identificação com foto. Candidatos que encontrarem dificuldades técnicas durante a realização da inscrição podem tirar suas dúvidas pelo e-mail nti.dab@saude.gov.br.
A divulgação da lista dos profissionais habilitados e dos municípios que aderiram ao programa está prevista para o próximo dia 15. Os candidatos habilitados deverão então efetuar inscrição para a fase de triagem e seleção de 15 a 20 de fevereiro. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 24 de fevereiro. Os profissionais devem começar a prestar o serviço nas unidades de saúde já a partir de março.
Terão preferência na fase de triagem os candidatos que tiverem se graduado em instituição de ensino superior que for entidade supervisora do município da vaga pretendida, tiverem nascido ou atuarem no mesmo estado da vaga pretendida e tiver maior idade. Também será considerada a ordem de inscrição.