EM ALTA
Home

Em sessão tumultuada, vereadores encerram ano legislativo

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/12/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Tumulto, protesto e bate-boca marcaram a última sessão da Câmara Municipal, nesta terça-feira, dia 15. A agitação foi em parte pela presença dos funcionários públicos que foram reivindicar aumento de salário, plano de carreira e principalmente, sobre a possibilidade de uma suposta votação dos parlamentares para o não a extinção  do 14º salário. Informação incorreta, segundo os vereadores, Além de todo esse “caldo”,  moradores também foram protestar contra o aumento do IPTU para o ano de 2010.

“Não há nenhuma indicação sobre a extinção do 14º salário na pauta de hoje. Não tem e não terá. E se tiver a Câmara vai cotar contra”, afirmou o vereador Olívio. O líder do governo, Paulo Félix, afirmou que o Prefeito garantiu que durante os próximos anos, enquanto for prefeito,  o pagamento do 14º não será suspenso.

Foto: Rose Santana

Sessão da Câmara teve um dos expedientes mais longos do ano

“Hoje estive em uma reunião com o Prefeito e ele afirmou que, durante os próximos anos, não irá acabar com o 14º salário dos funcionários públicos. Quem passou essa informação a vocês é mentiroso, fofoqueiro e irresponsável”, disse Félix.
Mas essas informações não foram suficientes para acalmar os ânimos dos manifestantes, que utilizaram um carro de som, em frente ao plenário para protestar. “O governo está acabando com o funcionalismo público terceirizando os serviços. Dr. Evilásio o que o senhor está querendo? Nos matar de fome!”, diziam os manifestantes.
Na segunda parte da sessão, o tumulto foi dentro do plenário, por várias vezes as votações foram interrompidas para pequenas e rápidas discussões sobre os variados assuntos em pauta.
No final os vereadores achegaram a um acordo e toda a pauta do dia foi aprovada por unanimidade. Entre os projetos votados estão o de número 149/2009 que institui o programa de combate a enchentes em Taboão com a implantação de poços sumidouros, de autoria do vereador Aprígio.

O de número 179/2009 de autoria do vereador Walter Paulo, que isenta da tarifa de transporte coletivo o munícipe desemprego por um período de até três meses. O projeto número 183/2009 do vereador Macário que obriga as instituições bancárias de Taboão da Serra a instalarem bebedouros em suas agências e postos de atendimento.

Os vereadores estão na expectativa de serem convocados para uma sessão extraordinária para votarem um projeto sobre plano de carreira dos funcionários públicos de autoria do Executivo ainda neste ano.

Notícias relacionadas