Em audiência polêmica, CEI remarca depoimentos de testemunhas
Nesta segunda-feira, dia 18, a Comissão que investiga possíveis irregularidades praticadas pela Cooperativa Vida Nova realizou mais uma audiência. Nenhum dos quatro convocados compareceu e as oitivas foram remarcadas para o próximo dia 1º. Mesmo com pouca produção, a audiência foi marcada por uma polêmica.
Os vereadores Eduardo Lopes (PSDB) e Marco Porta (PRB) votaram a favor do pedido de condução coercitiva de Hélio Tristão, diretor da Cooperativa. Ronaldo Onishi (Solidariedade) foi contra o pedido, mas o pedido foi aprovado e será encaminhado ainda nesta semana para a Justiça que poderá obrigar Tristão a prestar o depoimento.
O pedido de condução coercitiva foi feito pelo vereador Eduardo Lopes. Onishi ponderou e pediu que a medida fosse reavaliada pelos membros. “Queria que fosse mais complacente e não colocasse em votação a coercitiva, até mesmo em respeito ao Hélio Tristão, que já encaminhou um documento a CEI informando que vem cuidando de sua saúde e que esse seria um período de férias”, disse.
Marco Porta rebateu o colega, dizendo que a comissão já “vem sendo complacente”. Segundo ele: “estamos pedindo a coercitiva para daqui a 15 dias, quando já passou o período de férias. Estamos sendo complacentes o suficiente. Voto favorável a coercitiva dele para daqui a 15 dias, estamos dando o prazo das férias, a convocação dele seria dia 1º de agosto, acho pertinente”, disse Porta.
O pedido aprovado por dois votos a um será encaminhado para a justiça, que poderá ou não conceder o pedido de condução coercitiva. Outro pedido feito por Lopes, e aprovado por unanimidade, foi uma cópia da ata da assembleia que supostamente autorizou a desapropriação da área por um centavo o metro quadrado da avenida Vida Nova.
Os depoimentos de Marcos da Costa, ex-diretor do cadastro da prefeitura na administração do ex-prefeito Evilásio Farias, do engenheiro Cláudio Frazão, autor do projeto e de Nilcio Regueira Dias, ex-diretor de divisão Desenvolvimento Urbano da prefeitrua de Taboão da Serra, também foram remarcados para o dia 1º.
Ausências
O vereador Eduardo Nóbrega realizou uma cirurgia na sexta-feira passada e não compareceu a reunião. Já a vereadora Joice Silva também não participou da reunião por motivos de força maior.
O Portal O Taboanense tentou contato com Hélio Tristão, mas não teve sucesso.