EM ALTA
Home

Distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados termina nesta terça

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/04/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Os supermercados do estado de São Paulo só distribuirão sacolinhas de plástico até essa terça-feira, 3 de abril, após essa data a proibição é pra valer.

Na quarta-feira, dia 4, termina o prazo concedido pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em fevereiro pelo Ministério Público, Procon e Supermercados, que suspendia a proibição por dois meses. Em janeiro muitos consumidores encontraram dificuldades sem sacolinhas plásticas, que eram distribuídas de graça nos supermercados.

Foto: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense



Segundo a gerente do Davó, clientes aprovaram a mudança

Para substituir a falta das sacolas a saída é utilizar sacolas retornáveis (de lona) ou utilizar caixas de papelão e carrinho de feira. O preço das sacolas varia de acordo com o estabelecimento, mas, de acordo com o Ministério Público, os supermercados são obrigados a vender sacolas reutilizáveis por até R$ 0,59.

Polêmica

Em janeiro, o anúncio do fim da distrubição das sacolas de plástico gerou muita polêmica. A extinção das sacolinhas de plástico nos supermercados esta dividindo opiniões, mas no geral foi bem aceita pelos consumidores. “Aqui no D’avó não tivemos nenhum problema, estamos sem as sacolinhas há uma semana e os consumidores não reclamaram”, informou Ely Sandra, gerente.

Ainda de acordo com a gerente Ely Sandra, apenas uma cliente reclamou da mudança e queria as sacolinhas antigas. “A cliente estava nervosa, e disse que queria as sacolinhas que eram distribuídas de graça, e disse que a Lei havia sido revogada conta.

Em outra rede de supermercados a situação foi a mesma, tranquila e sem questionamentos. “Eu gostei, nada contra, dessa forma vamos colaborar com a preservação do meio ambiente, já comprei minha sacolas retornáveis”, disse a dona de casa Josefa Rozendo. “Vou sentir falta das sacolinhas porque as utilizava para colocar lixo, agora vou ter que adquirir sacos plásticos”, falou Mércia Campos, professora.

“Qual a diferença entre sacolinha de plástico e saco de lixo? Aliás, a diferença vai ser no bolso do consumidor. Agora pagar 0,19 por uma sacolinha é um absurdo”, questionou José Miro Costa. Um pacote de saco de lixo com 10 unidades de 10 litros custa, em média, R$ 1, 20.

Os comércios disseram que o valor das sacolinhas plásticas não eram repassados aos consumidores. “Isso é um mito, as sacolas eram distribuídas de graça, ninguém pagava por elas”, falou Pedro José, gerente de loja.

Segundo estudos de empresas de sustentabilidade cada sacola plástica demora em torno de 200 anos para se decompor.

 

Notícias relacionadas