Home
›
Discurso de Regina Corsini relembra história de Itapecerica
9 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Exmo.Sr.Presidente Amarildo Gonçalves
Exmo. Sr. Prefeito Jorge Costa
Nobres colegas
Exmo.Sra. Neusa Penha Gava Otero, presidente da OAB Itapecerica, na pessoa da qual saúdo todas as autoridades que nos honram com sua presença.
Diletos homenageados
Caros funcionários do legislativo e executivo hoje presentes.
Dignissimos representantes da imprensa
Senhoras , senhores,
A todos a especial saudação e agradecimentos do legislativo itapecericano por nos prestigiarem nesta noite.
Muito me honra ser a oradora oficial desta casa quando comemoramos o 132º aniversário de emancipação político administrativa de nossa cidade.
Não é por acaso que Itapecerica faz aniversário em data muito próxima ao dia das mães.
Foto: Eduardo Toledo
A vereadora Regina Corsini durante sessão solene da Câmara
Desejando a todas as mães um feliz dia das mães, no próximo domingo, quero dedicar especialmente às mães de nossa cidade minhas palavras,
Palavras que brotam do coração de mãe, de mulher agradecida a esta terra onde vivo. Palavras que têm como intuito homenagear nossa querida Itapecerica da Serra, que como uma mulher na maturidade dos dias que vão se somando a sua existência, fica cada dia mais bonita, mais experiente, agradável aos olhos.
Dona de uma beleza que se revela em cada nova obra realizada, em cada luta vencedora, em cada pessoa que tem a felicidade de participar do seu cotidiano, de desfrutar seu ar puro, seu verde pujante, suas noites de luar inspirador.
Valho-me dessa oportunidade para reverenciar a memória daqueles que nos antecederam na construção político administrativa de nossa cidade.
De todos que contribuiram ao longo desses 132 anos para que nossa história tivesse tanto brilho, tanta riqueza, tantas conquistas.
Não se mostrem duvidosos ou ironicos. Se fizermos um comparativo, muito já se fêz, muito já se avançou na nação itapecericana.
Assim, destacamos alguns pontos importantes de nossa história, que mudaram a vida da cidade, criaram novas expectativas e transformaram muitos sonhos em realidade.
Não é fácil a luta do homem público, mas o compromisso daquele que luta para o bem de uma comunidade é de perseverar até a vitória. Ninguém luta para fracassar.
Embora, muitas vêzes sejamos incompreendidos ou tolhidos pelos limites que se nos impõe motivos alheios a nossa vontade, devemos lutar sempre.
Mesmo que as conquistas sejam pequenas, alguém há de lembrar-se do que realizamos. Os homens se vão, mas, os feitos e fatos ficam, como veremos a seguir:
A história de nossa cidade começa nos idos de 1562 quando os padres da companhia de jesus, por força de um levante dos índios no colégio de piratininga, criaram núcleos de defesa, um dos quais em itapecerica em virtude da situação geográfica de nossa cidade.
Fundou-se um aldeamento sob a proteção de nossa senhora dos prazeres, onde foi construida uma pequena capela.
Em 1761 os jesuitas foram expulsos da povoação.
Por volta de 1827 foram enviados para o aldeamento de Itapecerica os primeiros imigrantes europeus, responsáveis pelo início das atividades econômicas que até então não eram exercidas pelos indigenas.
Em 1841, Itapecerica foi elevada a categoria de freguesia e recebeu o 1º vigário, que iniciou a construção da igreja matriz, cuja obra demorou mais ou menos 42 anos para ser concluida.
Em 08/05/1877 constitui-se a 1ª câmara municipal, sendo itapecerica elevada a categoria de vila e a partir daí, começa realmente a nossa história política e as conquistas ganham uma nova dimensão. Inicia-se a luta dos ilustres homens públicos que nos antecederam. Pequenas e grandes conquistas, situações e fatos que parecem sem importancia, marcam a vida de nossa cidade desde então.
Em 1878, o vereador João Batista Pereira Telles, (major Telles) foi empossado e passou a presidir a camara municipal, exercendo também as funções executivas. Governou nossa cidade por mais de meio século. Deixou o cargo em 1930, quando faleceu.
Em 1906, contando com cerca de 650 habitantes, itapecerica foi elevada a categoria de cidade. Nossas ruas centrais eram iluminadas por romanticos lampiões.
Em 1908 Itapecerica teve particpação de vital importancia na 1ª corrida automobilística da américado sul, circuito itapecerica, com a presença de grandes nomes de nossa história.
Porém, os meios de transporte eram escassos e sómente em 1923 tivemos o 1º serviço regular de transporte de passageiros.
Em 30/11/1944 nossa cidade foi denominada Itapecerica da serra, por sua localização serrana e também, por existir em minas gerais cidade com igual denominação.
No início da década de 50, nossa cidade conquistou a água encanada.
Em 05/09/1956 em clima de grande festa foi inaugurada a estrada asfaltada que liga Itapecerica a pinheiros, na capital , no mandato do então prefeito João Ferreira Domingues (João Mandu).
Em outubro de 1956 reiniciam-se as obras de abertura da estrada que liga Itapecerica a Embu-Guaçu, hoje estrada prefeito Bento Rotger Domingues, no intuito de ampliar e melhorar relações comercias com o distrito de embu guaçu, pois, a travessia era feita pela estrada embu guaçu-santo amaro.
Em novembro de 1956 inaugura-se o posto telefonico de Itapecerica da Serra, marco importantissimo para nosso progresso.
Essas e tantas outras conquistas de relevante importância aconteceram, até os dias atuais e certamente continuarão acontecendo.
Se compararmos o ontem e o hoje muito foi feito, há e haverá muito a se fazer. Mas, não devemos nos esquecer de agradecer a deus que tanto tem abençoado nossa cidade.
Assim, comparando dados, faço menção a um trecho publicado na edição do jornal de Itapecerica por ocasião do 80º aniversário de nossa cidade.
Essa matéria homenageava Itapecerica da serra e ao mesmo tempo num convite para que nossa cidade recebesse mais visitantes, enumerava os seguintes benefícios existentes na época: água encanada, luz fornecida pela light, telefone público, grupo escolar, posto de puericultura, posto de assistência médico sanitária, coletoria estadual, coletoria federal, posto de arrecadação estadual.
Além disso, comércio bem movimentado, ótimos restaurantes, postos de gasolina, oficinas mecânicas, padarias, açougues, bares, cooperativa agricola mista de associação rural, clubes de futebol, associações religiosas, casa da lavoura, bancos de créditos, cx economica, cooperativa de produção industrial e uma boa banda de música.
Possuia ainda tres companhias de ônibus com partida da av. Anhangabau, na capital, até o centro de Itapecerica.
Hoje 08 de maio de 2009, 52 anos depois, o nosso guia turístico oficial, diz o seguinte:
Itapecerica da Serra está inserida na lei de proteção aos mananciais e setenta por cento de seu território é coberto pela mata atlântica. Nossa senhora dos prazeres é a padroeira da cidade e milhares de fiéis são atraidos todos os dias para o seu santuário onde são realizados louvores, missas e festas religiosas.
Entre as matas encontramos mosteiros e conventos, além do templo dourado Kinkaku-ji que é a única réplica do templo budista de kioto no Japão, um belo lugar para silenciosa meditação.
Um espaço para se desfrutar melhor a natureza é o parque da represinha, com belas trilhas, animais silvestres e flora exuberante. Para quem prefere aventura, Itapecerica oferece várias opções: off-road, mototrail, mountain bike, cavalgadas e trekking, são atividades que levam o turista ao contato direto com a natureza.
Os hotéis, sítios, pousadas e acampamentos convidam a permanecer na cidade por vários dias curtindo um pouco mais a hospitalidade.
O roteiro gastronômico oferece restaurantes, churrascarias, pizzarias, confeitarias e docerias com o delicioso gostinho de quero mais.
Aqui a alegria tem espaço o ano inteiro. O roteiro de eventos começa com o carnaval de rua “folia na serra”, passando pela tradicional festa de Corpus Christi, peão de boiadeiro, culminado no sensacional festival de inverno e no grandioso encontro de caminhoneiros, dentre muitas outras festas, fazendo com que o visitante tenha diversão garantida. É só conferir!
Com todas essas atrações Itapecerica da Serra mostra o seu potencial turístico e abre as portas para que todos possam conhecê-la e se divertir. Venha para Itapecerica da Serra!
Estamos de braços abertos esperando por você.
Assim, senhoras e senhores, como enamorada que sou de nossa cidade, devo dizer que devemos nos orgulhar de nossa história, de nossos antepassados, de nossos valorosos homens públicos de hoje, que preparam o caminho, para que num 8 de maio não muito distante, alguém como eu hoje o faço, orgulhosamente possa dizer:
Esta é Itapecerica da Serra, terra de vitórias, terra de povo ordeiro, hospitaleiro, lutador!
Terra que nos acolhe em seu seio e nos faz sentir cada vez mais: vale a pena lutar por ti!
Parabéns itapecerica
Muito obrigada!
Regina Corsini