EM ALTA
Home

Descaso na saúde de Taboão da Serra é destaque na Rede Globo

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

17/09/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————-

No último dia 2 de setembro, o programa do dominical Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma série de reportagens sobre corrupção na saúde pública em diversas cidades do país. Com imagens de pessoas desesperadas, a procura de um atendimento médico na Maternidade e Pronto Socorro de Taboão da Serra, o contrato da prefeitura taboanense com a organização social Iacta Saúde foi citado como exemplo de fraude.

"A gente vem ao Pronto Socorro e está lotado de gente. Meu pai está morrendo, com derrame, e não tem médicos para atender", disse uma mulher, desesperada, carregando seu pai, doente, até a porta do hospital.

Foto: Eduardo Toledo

Pronto Socorro da Antena foi reformado no final de 2010 pela Iacta Saúde

Atualmente, a Prefeitura paga R$ 34 milhões à entidade que administra o PS e Maternidade Municipal Antena em Taboão da Serra, e o caso está sendo investigado pelo Ministério Público. Mas, apesar das suspeitas de fraudes que recai sobre a Iacta Saúde, a empresa teve seu contrato renovado por mais um ano. “O contrato foi renovado até julho de 2013, porque o atendimento não pode parar”, declarou o Secretário de Saúde, Milton Parron, no último dia 19 de julho.

Durante entrevista ao jornalístico da Rede Globo, o ex-secretário Nacional de Saúde, e atual membro do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, critica a parceria do poder público com as Organizações Sociais. "Seja no serviço público ou no serviço privado contratado, a qualidade de atendimento da população é prejudicada, é penalizada pela corrupção”.

Em maio de 2012, o vereador Cido (DEM) apresentou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), denúncia apontando irregularidades no contrato entre a Prefeitura de Taboão da Serra e a Iacta Saúde. A mesma denúncia foi encaminhada para o Ministério Público.

No mês seguinte, Cido disse com exclusividade ao Portal O Taboanense, que achava “uma estranha coincidência” os balanços de prestação de contas apresentados pela OS. “O que muito me estranha é que os balanços da Iacta sempre batem, nunca sobra dinheiro e nunca falta dinheiro. Durante a CEI eu já coloquei que existem indícios de irregularidades bastante claros no processo licitatório”.

Na época, o vereador também questionou a competência da empresa frente a administração da unidade. “Como uma entidade sem fins lucrativos, sem experiência comprovada na área, pode se responsabilizar por um dos maiores gargalos de saúde na nossa cidade, que é o PS Antena?”, questionou.

Em nota, a Prefeitura diz que todas as contas foram aprovadas e nenhuma irregularidade foi apurada.

 

Notícias relacionadas