Defesa Civil faz balanço dos últimos quatro anos
A Defesa Civil realizou no último sábado, dia 14, uma reunião com todos os seus 80 agentes para um balanço dos últimos quatro anos de trabalho. O encontro aconteceu no auditório da faculdade Anhanguera, no Centro de Taboão da Serra. Segundo Carlos Senna, coordenador do órgão, a Defesa Civil mudou muito nos últimos anos.
Ouça a entrevista com Carlos Senna
Foto: Eduardo Toledo
Defesa Civil de Taboão da Serra atende através do telefone 199
Porém, Senna destaca um projeto de prevenção como o destaque da sua administração. “A Operação Cata-Bagulho teve seu início em abril de 2008. Foram mais de 90 bairros contemplados com mais de 1400 ruas e avenidas, atendendo mais de 40 mil residências e comércios, favorecendo diretamente cerca de 150.000 mil moradores. Os moradores sabem da importância desse projeto e nós vamos voltar com ele em março”.
Senna também destacou os investimentos na própria Defesa Civil como marca dos últimos quatro anos. “Os funcionários foram capacitados e também valorizados. Hoje temos um prédio próprio, um consultório odontológico, investimos em viaturas, em novos uniformes, em um engenheiro fixo que faz as vistorias nas residências, instalamos vários pluviômetros na cidade. Conseguimos cumprir tudo que a gente tinha em mente”.
Durante o encontro, Senna agradeceu o apoio de todos os funcionários que fazem parte da Defesa Civil. “Hoje somos uma família, as pessoas tem orgulho de pertencer a Defesa, acho que esse resgate foi a principal conquista de todos”, lembrou.
Balanço
Durante o encontro, Senna apresentou os números da Operação Cata-Bagulho que contou com 80 agentes divididos em quatro equipes e 15 caminhões basculantes. “No ano de 2008 recolhemos mais de 1.680 caminhões de material em desuso durante o ano, entre sofás, mesas, geladeiras, televisores, computadores, guarda roupas, armários, camas, fogões, estantes, colchões, máquinas de lavar, tanquinhos, cadeiras, aparelhos de som, aspiradores de pó, ventiladores entres outros”.
Foto: Divulgação
Reunião na faculdade Anhanguera reuniu os agentes da Defesa Civil
Já em 2009, houve uma diminuição de 15% no volume de caminhões recolhidos, que baixou para 1.428 durante o ano. Em 2010 este percentual diminui mais ainda, cerca de 25%, ou seja 1.260 caminhões. No ano de 2011 o volume recolhido foi próximo de 40% do inicial, cerca de 1008 caminhões durante todo o ano.
Para a Defesa Civil estes números vêm caindo em virtude da conscientização e participação da população neste projeto que adotou a Operação Cata-Bagulho como mais uma prestação de serviços do governo municipal.