De olho na sucessão, PSB realiza congresso municipal
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
O PSB de Taboão da Serra realizou na manhã deste domingo, dia 25, o congresso municipal que escolheu a sua nova executiva. Apenas uma chapa se inscreveu. Cerca de 160 filiados participaram da reunião. A primeira-dama do município, Roseane Farias, foi eleita como nova presidente da legenda.
Roseane Farias fala sobre sua eleição como presidente do PSB
PSB elege nova Executiva: conheça os eleitos
PSB tem quatro pré-candidatos a sucessão municipal
O prefeito Evilásio Farias foi o primeiro a se manifestar. Ele abriu os trabalhos falando que o PSB é um dos maiores partidos da cidade. “O partido mudou substancialmente [a qualidade de vida na cidade], mudou todos os patamares e passou a galgar espaço no cenário estadual e nacional”.
Foto: Eduardo Toledo
Convenção do PSB aconteceu na Câmara Municipal de Taboão da Serra
vilásio também fez menção sobre a sucessão municipal. “Essas já são palavras de despedida, porque no ano que vem deixo a prefeitura, mas o PSB continua. Vamos disputar o novo pleito e queremos fazer a maior bancada na Câmara Municipal no ano que vem”, disse.
Pela primeira vez Evilásio falou abertamente dos nomes que concorrem para a sucessão dentro do PSB. “Nosso partido tem hoje quatro pré-candidatos a prefeito: Neto Pacheco, Jacira Moretti, Paulinha [diretora da UBS Akira Tada] e Marco Porta”.
O secretário de finanças e pré-candidato Marco Porta usou um tom moderado, mas político “Fui três vezes eleito vereador por essa casa, fui deputado estadual e hoje sou pré-candidato. Hoje temos um grupo mais forte do que tivemos em 2008 e naquela oportunidade nós vencemos”.
Outra pré-candidata, Paulinha, usou a palavra pra pedir que os filiados não desanimem. “Nós temos que levantar a cabeça, a gente não fez nada de errado. A gente não é bandido, a gente é político. Estão batendo na gente, mas a gente é que nem massa de bolo, quando mais baterem na gente, mas a gente cresce. Em 2008 fomos perseguidos, não podemos esquecer disso. Sou pré-candidata a prefeita sim!”.
A primeira-dama, Roseane Farias, nova presidente do PSB, disse que o grupo precisa ficar unido e enfrentar as denúncias sem medo. “Na última gestão nós enfrentamos denúncias, mas sabemos que esse abuso existe e sempre vai existir. Faz parte da política, nós temos força e vamos enfrentar isso de cabeça erguida”.
Roseane ainda falou sobre a sucessão municipal. “Não temos um nome ainda que seja de união do grupo, mas sabemos o que não queremos. Não queremos que volte a ditadura, não queremos que volte a má administração”, disse.
O vereador Alexandre Depieri lembrou as conquistas da administração e pediu que os presentes repercutissem as conquistas garantidas pelo trabalho do governo. “Parece que entra uma nuvem pequena e ofusca tudo o que foi feito. A cidade mudou da água pro vinho. Nós [PSB] mudamos a cidade, de 2005 pra cá, conquistamos muitas coisas. Mas parece que essa ‘nuvinha’ é a única coisa que falam na cidade”, disse.
Foto: Eduardo Toledo
Nova Executiva do PSB foi eleita na manhã deste domingo
Usando um discurso mais político, o vereador Valter Paulo falou da importância da união na disputa da sucessão municipal. “Nós sabemos quem são nossos adversários, por isso não podemos errar”, disse.
Professor Said também é importante falar das conquistas que foram garantidas pelo prefeito Evilásio nos últimos seis anos e meio. Outro filiado, Hussein, elogiou a administração e pediu união. “Podemos afirmar que foi a melhor prefeitura que tivemos em todos os tempos em Taboão da Serra. Precisamos nos unir para continuar no governo, valorizar os companheiros do PSB. Nós temos que levar nossa mensagem para mais pessoas”.
A convenção também teve momentos polêmicos. “Essa avalanche, essas críticas contra nosso prefeito não foram merecidas. Temos três vereadores nessa casa e até o momento nenhum deles veio até essa tribuna defender ele. Ele provou que é inocente, aprovou as contas dele e ainda se livrou da cassação”, falou Donizeti, um dos filiados presentes.
O vereador afastado Arnaldinho disse que o dia era para a discussão da escolha da executiva e lembrou que continua no partido. “Seja qual for meu destino político eu estarei junto com vocês, junto com o prefeito Evilásio Farias”. A suplente Fausta aproveitou o momento e agradeceu de público a Arnaldinho. “Você me deu muita tranqüilidade para assumir o mandato e te substituir, obrigado”.
A convenção foi presidido pelo até então presidente da legenda na cidade, Maruzan Corado. Participaram da mesa o prefeito Evilásio Farias, os vereadores Alexandre Depieri, Fausta dos Santos Leite, Valter Paulo de Oliveira e Arnaldinho. As filiadas Idália e Roseane Farias também compuseram a mesa.