Crise na base em Taboão: vereadores estão em pé de guerra
Crise
A sessão da noite desta terça-feira, dia 18, na Câmara Municipal de Taboão da Serra, prometia ser tensa. Os vereadores não escondem o racha na base governista e diversas reuniões nesta semana já mostraram que o clima entre os nobres edis está azedando a cada dia. Apesar do clima, houve a votação de cinco projetos. O que pesou mesmo foram as entrevistas pós-sessão, que deixou claro o desconforto entre os parlamentares.
Governabilidade
A crise se acentuou na semana passada, quando o vereador Marcos Paulo usou a tribuna da Câmara para mandar uma série de recados encobertos por metáforas. Marcos Paulo cobrou tratamento igual por parte do governo e foi atendido em uma série de reivindicação, aproximando seu grupo do prefeito Fernando Fernandes.
Autópsia
O discurso de Marcos Paulo foi marcado por metáforas: “Temos que exaltar cada membro do nosso corpo, uma pessoa pode viver sem um pé, sem uma mão, mas e se ela perder um pescoço? E se ela perder a cabeça, como vive?”.
Irônico
Um vereador do grupo contrário a Marcos Paulo ironizou o discurso do colega no fim da sessão: “Essa coisa de membro não me convence. O Lula não tinha o mindinho e foi presidente duas vezes”.
Efeito cascata
A aproximação do grupo de Marcos Paulo com o governo acabou afastando o grupo do presidente da Casa, Eduardo Nóbrega que tomou a mesma atitude que vinha sendo colocada em prática pelos seus “adversários”. Nóbrega desmobilizou o seu grupo, que acabou não participando da reunião de segunda-feira com o prefeito Fernando Fernandes.
Causa e efeito
Nos bastidores da Câmara Municipal ninguém admite, mas o motivo do azedume entre os dois grupos da base governista é claramente a disputa pela presidência da Casa, que acontece no longínquo mês de dezembro.
Divididos
O grupo do vereador Marcos Paulo ganhou força e conta com o apoio de Ronaldo Onishi, Cido, Luzia Aprígio e Érica Franquini. Já o grupo de Nóbrega conta com toda a mesa diretora: Joice Silva, André Egydio e Carlinhos do Leme, além de Eduardo Lopes. Marcos Porta mantém seu posicionamento de apoio a Fernandes e os outros dois vereadores, Lune e Moreira, ambos da oposição, se deliciam com o momento de crise dos aliados.
Solução?
O grupo de Eduardo Nóbrega fará uma “exigência” a Fernandes, os vereadores querem que o PDT, partido de Érica Franquini deixe a base de governo. A medida, obviamente, não será aceita pelo grupo de Marcos Paulo, o que torna a briga sem solução.
Silêncio
Diante da crise entre os vereadores da sua base de apoio, o prefeito Fernando Fernandes preferiu o silêncio e disse que não iria se manifestar sobre a disputa interna dos seus aliados, depois de ser questionado por um jornalista do Portal O Taboanense.
Na espera
Nos últimos dois dias, Nóbrega participou de pelo menos cinco reuniões com seus aliados. E, segundo fontes, ele disse ter uma “carta na manga” que só será usada no momento certo.
Célebre frase
Do congressista Frank Underwood, vivido pelo impagável Kevin Spacey, no seriado House of Cards: “Não há nenhum conforto, nem acima nem abaixo, apenas nós… pequenos, solitários, lutando, brigando uns com os outros. Eu rezo para mim mesmo e por mim mesmo”.
Inauguração
Durante a reinauguração do projeto Lado a Lado o prefeito Fernando Fernandes elogiou a dedicação de Analice, sua esposa e deputada: “Ela que pensou nesse projeto, fez de tudo aqui, só não veio assentar tijolo”, brincou.
Inauguração 2
Após apresentar o prédio, Fernandes deu uma longa entrevista a imprensa, depois de quase 30 minutos falando sem parar, um assessor ofereceu um copo de água. O prefeito só molhou o bico e reclamou: “essa água tá ´batizada’?”, perguntou. É que a responsável pelo coquetel ofereceu uma água aromatizada com ervas. Reprovada!
Objetivo
Diante da informação que o Lado a Lado já tem uma lista de espera de quase 200 alunos aguardando vagas nos cursos, um jornalista perguntou a Fernandes se existia um critério: “O critério é se inscrever. O Serviço público qualquer um pode requerer. Até o milionário, se quiser, pode vir aqui fazer os cursos”.
Surpreso!
A entrevista rendeu, uma jornalista disse que tinha informações sobre mudanças na Paixão de Cristo deste ano. Em tom de brincadeira, o prefeito se saiu com essa: “eu não sei, acho que estão querendo me surpreender”.
Empolgado
Durante a cerimônia de inauguração, o empresário Celso, da MartBel, fez um discurso empolgado, foi recebendo aplausos e não largou mais do microfone. Chegou a cantar um trecho de uma música da Legião Urbana e filosofou. Um secretário não perdoou: “esse tem vocação para político”.
Lindo!
A deputada Analice, em seu discurso, fez questão de citar todos os secretários pelo nome. Quando agradeceu a presença do advogado Joel De Santis, dos Assuntos Jurídicos, duas mulheres gritaram no meio da plateia. Analice brincou: “nossa, tem até fã-clube”.
Agora vai
A cúpula do PT de Taboão da Serra se reuniu no último sábado, dia 15, para traçar as metas e planos para os próximos anos na cidade. A petezada decidiu que a prioridade deste ano é a eleição da “companheira” Dilma e do “companheiro” Padilha. Depois o partido deve concentrar forças para reforçar o nome de Wagner Eckstein como candidato do partido nas próximas eleições municipais.
Decidido
O Jornalista Rodrigo Martins, que vez ou outra dá as caras no Portal O Taboanense, é pré-candidato a deputado federal pelo Psol. Militante do PT durante anos, ele deixou o partido no ano passado e se filiou no partido fundado por Heloísa Helena.
Trauma
Tem jornalista em Taboão da Serra preocupado com a velhice diante de tantos exemplos na imprensa regional. Para familiares, confessou: “Quando eu ficar velho, se eu olhar para o lado e perceber que passei pela vida e não construi nada e depois começar a escrever bobagens sem pé nem cabeça e lançar um jornal com nome de passarinho, podem me internar que eu estou gagá”. Eu, hein!
Célebre frase
Do imortal Millôr Fernandes: “Se o Reino dos Céus é dos pobres de espírito, então, meus Deus, já estamos no Paraíso”.
Reforma
A secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, disse que o projeto para a reforma do IML deve ter início no primeiro semestre. A ampliação do prédio é prioridade. A prefeitura estuda a possibilidade de ampliar os serviços para passar a realizar exames de corpo de delito para mulheres.
Homenagem
Mesmo com a polêmica envolvendo a mudança do PS Akira Tada de local, alguns assessores da secretaria de saúde defendem que a UBS que ainda funciona na parte de cima do prédio receba o nome da Dra. Maria José, ex-secretário de saúde no primeiro mandato de Fernandes.
Instituto Data Chute
O grupo de oposição Reaja Taboão jura que tem em mãos uma pesquisa de opinião pública que avalia o governo Fernando Fernandes.
Muy amigo
Um ex-assessor do ex-prefeito Evilásio anda ganhando cerveja de graça para contar algumas piadas, muitas delas requentadas. Entre as suas preferidas, está a que os “gafanhotos” que Evilásio tanto usou metaforicamente em sua campanha contra Arlete Silva, fugiram para o Nordeste. “Foram quase todos para o Nordeste, mas um ou outro escaparam para Miami”.
Corre Cruz Corre
O deputado estadual Geraldo Cruz viu ruir sua base de apoio em Embu das Artes ao travar uma queda de braço com o prefeito Chico Brito. Sem espaço na sua maior base eleitoral, Cruz começou a correr para as cidades vizinhas e já fechou uma dobrada com Erlon Chaves, que foi candidato a prefeito em Itapecerica da Serra.
Aquele abraço
E nosso abraço mais que especial da semana vai para o vice-prefeito e secretário de cultura, Laércio Lopes, para o poeta Sérgio Vaz, que completou 25 anos de poesia e para o secretário de obras Rogério Balzano. Aos nossos queridos e fiéis leitores, aquele abraço!
Abraços e mais abraços
Abraços também para o ex-vereador e militante, Paulo Félix, para a jornalista Márcia Palhares, para a lindíssima Nice Melo e para o professor Márcio Santos, que em breve terá novidades para todos de Taboão da Serra.
MP3
Essa coluna foi escrita, reescrita e editada ao som do álbum 18 Singles, do U2.
C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Na semana que vem tem mais.