Crianças hospitalizadas se divertem com a Trupe da Alegria
Com certeza todos já ouviram falar do filme chamado “Petch Adams”, trata-se de uma história real, um médico norte-americano conhecido por tratar pacientes internados em um hospital de forma inusitada, o lema dele é “a amizade é o melhor remédio”, na realidade a filosofia de vida de Adams é o amor, para ele o objetivo do médico “não é curar e sim cuidar, cuidar com amor, tocando nos doentes, olhando em seus olhos, sorrindo…”. Essa técnica de usar a Ludoterapia em hospitais começou na década de 60, mas continua bem atual, e já angariou seguidores por vários países como França, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e Brasil.
Aqui no Brasil, especialmente em São Paulo, existe os Doutores da Alegria, atores-palhaços brincando de ser médicos para interagir com pacientes hospitalizados numa tentativa de amenizar o sofrimento dessas pessoas, eles inicialmente começaram a atuar no Hospital das Clínicas, hoje já se espalhou por vários hospitais.
Há seis meses Taboão da Serra tem a Trupe da Alegria, o projeto foi idealizado Prefeitura de Taboão da Serra e é coordenado pela professora de teatro e dança Luciana Uyeda, ela montou a equipe com os alunos do próprio Liceu de Artes da cidade.
“Foram escolhidos os alunos que mais levavam jeito com criança, falamos do projeto e eles toparam. Esse é um projeto para humanizar os hospitais, levar um pouco de conforto para as crianças e os pais”, diz Luciana.
Foto: Rose Santana
Projeto foi criado para humanizar os hospitais e levar um pouco de conforto para as crianças
“Eles trazem alegria, a presença deles faz com que agente fique menos tensa, e por alguns momentos nós esquecemos um pouco nossa dor e preocupação”, diz Rita Maria, ela já esteve com seu filho internado do PS e, segundo ela, “teve o prazer de conhecer o trabalho dessa turma cheia de alegria”, finaliza.
A equipe visita os pequenos internados e em observação fazendo a maior folia, as crianças se encantam e recebem os atores vestidos de doutor e palhaço com um belo sorriso, e entram na folia.
O pequeno Victor, 4 anos, estava na sala de observação no último domingo, cantou e se divertiu com a Trupe. “Eu gosto deles, eles são legais”, disse Victor.
Os atores estudaram e continuam estudando para realizarem esse trabalho, os cursos são uma das exigências da coordenação do projeto. São cursos de Ludoterapia, Formação de Palhaço no Hospital, Musicalização, Abordagem Ludoterápica Hospitalar e Psicologia Infantil, todos em Taboão da Serra e patrocinado pela Prefeitura, que apóia o projeto.
“Esses cursos são necessários, estamos mexendo com vidas em um hospital, eles não podem perder a graça diante de nenhuma situação, por isso eles recebem um preparo físico-emocional. Mas esse trabalho é muito gratificante, olhar para uma criança e ver um sorriso nos lábios e os olhos brilhando, é muito bom”, comenta a professora.
Conheçam os doutores-palhaços da Trupe da Alegria: Luciana Uyeda (dra. Luluzinha), Maciel Patez (dr. Brócolis), Giancarlo (dr. Pinel), Victor Motta (dr. Tiongo), Tamires Fernandes (dra. Chimboca), Juliana (dra. Jujuba) e Jessica Mielle (Dra. Alfacilha). Eles invadem com muita alegria o PS Infantil do Jardim Santo Onofre às quartas-feiras e aos domingos.