EM ALTA
Home

Crianças conscientizam motoristas de direção segura em Embu

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

17/10/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Na última quarta-feira, dia 14, crianças que estudam na rede municipal de ensino de Embu das Artes abordaram os motoristas que passavam nas imediações do parque Francisco Rizzo. O objetivo era alertar os condutores dos veículos sobre os perigos da direção sem atenção, falta de manutenção do carro ou ausência de equipamentos de segurança.

Além de conversar com os motoristas, as crianças também fizeram cartinhas, onde contam alguma história que tiveram no trânsito. Esses relatos serão entregues nos pedágios do grupo CCR Rodoanel, que em parceria com a Secretaria de educação de Embu das Artes promoveu essa campanha de conscientização, que foi batizada de “Blitz Educativa – Crianças Amigas da Estrada”.

Crianças conversaram com motoristas que passavam pelas imediações do Parque Francisco Rizzo, em Embu | Everaldo Silva / PMETEA

“Essa parceria com a CCR é fundamental para que nossos educadores e nossos estudantes tenham várias noções do que acontece no nosso trânsito e como evitar determinadas situações. Acreditamos que é necessário um trânsito mais educado, pois hoje o números de vítimas é alarmante. O trabalho começando na infância é a melhor forma de combater esse problema”, disse o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis.

A abordagem das crianças foi vista de maneira positiva pelos motoristas. “Achei muito interessante ser abordado por crianças. Já sou consciente, mas com elas falando, tudo muda”, disse Marivaldo dos Santos, morador de Carapicuíba e o primeiro a ser abordado pelas crianças. Já Miguel de Souza, que mora em São Paulo, estava na cidade a trabalho quando foi abordado: “Que iniciativa fantástica. Com certeza, teremos uma nova geração de motoristas”.

A equipe do CCR Rodoanel distribui material didático sobre o tema gratuitamente e treina professores do projeto Mais Educação, das salas de leitura, coordenadores,  entre outros que serão os agentes multiplicadores e passam as informações aos professores de sala de aula que, por sua vez, repassam essas informações aos alunos.

A “Blitz Educativa – Crianças Amigas da Estrada”, ligada ao programa “Estrada para a Cidadania”, já atendeu, desde 2010, mais de 29 mil crianças em Embu das Artes. Ela acontece em ambiente real, monitorado e preparado para garantir condições seguras de interação com as vias, os motoristas e as regras de trânsito. É o momento que a criança tem para transmitir as informações que aprendeu em sala de aula sobre segurança e leis de trânsito.

Notícias relacionadas