Cotia passa a integrar oficialmente o Conisud
Com informações de Marcelo Valladão
A criação do consórcio reuniu as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra. Agora, com a integração de Cotia, o Conisud passa a contar com sete cidades, fortalecendo ainda mais a região. Outra cidade, Vargem Grande Paulista, já foi convidada e pode vir a participar do consórcio em breve.
Foto: Ricardo Vaz | Divulgação
Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no encontro do Conisud
O prefeito de Cotia, Antônio Carlos Camargo, conhecido como Carlão, participou do evento em Taboão da Serra e disse que a cidade deseja receber a próxima reunião do Conisud, que deve acontecer em junho.
Propostas
Os municípios da Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo e que compõem também o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – Conisud, se reuniram em plenária no Cemur, em Taboão da Serra para a elaboração final das propostas nas oito áreas prioritárias da região que demandam investimentos como saúde, meio ambiente, transporte, saneamento, segurança, educação, habitação e desenvolvimento econômico, determinadas nas reuniões anteriores.
O prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, salientou que é importante a organização da região para que se consiga captar recursos do governo estadual. “A participação da sociedade civil é fundamental nesse processo, principalmente para garantir a continuidade do planejamento realizado, esse é um modelo que deu certo, deu certo no ABC, e está dando certo aqui também”, disse.
O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido foi representado por Luiz Pedretti, da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano que reafirmou a importância do encontro.
“Essa é a reunião mais importante até aqui, pois hoje é a vez da sociedade civil para apresentar suas demandas ao governo do estado, referendando e atualizando o que já foi feito pelos representantes públicos”, afirma ele.
Ele explica que após “As propostas de hoje serão encaminhadas pelo secretário Edson Aparecido ao governador e depois haverá um novo encontro para dar o retorno a essas demandas”, explicou.
Após uma breve abertura, as comissões foram separadas pelas determinadas áreas de trabalho, para que seus membros oriundos do poder público e da sociedade organizada pudessem elaborar o documento final contendo as propostas a serem encaminhadas ao governo estadual.
A elaboração das prioridades já vinha sendo trabalhada entre as prefeituras, e o encontro também pôde reunir grupos para efetuar o detalhamento de cada um dos oito temas preferenciais.