Convenções eleitorais começam nesta semana em Taboão
Acompanhe todas as notícias das eleições municipais no nosso Blog Eleições 2016
Taboão da Serra vai conhecer oficialmente os candidatos a prefeito da cidade a partir desta semana. As convenções estão marcadas para acontecerem a partir de sábado. Cinco candidatos devem oficializar suas candidaturas no domingo, dia 31. A propaganda eleitoral só está liberada a partir do dia 16 de agosto.
O ex-prefeito Evilásio Farias será o primeiro a realizar sua convenção. O evento político acontece no sábado, dia 30, às 16h, na Câmara Municipal de Taboão da Serra. Seu partido, PSB, deve coligar com o PMDB e o vice de sua chapa será o dentista Ronaldo Dias. Outros dois partidos devem apoiar a candidatura de Farias.
Aprígio (PSD) fará a convenção com todos os sete partidos de sua coligação em um evento único na escola Neusa Demétrio, no domingo, dia 31, às 10h. O nome do vice ainda é um mistério, mas vem ganhando força nos últimos dias o vereador Luis Lune (PCdoB). Aprígio disse que a convenção irá mostrar a força do seu grupo. “Queremos uma cidade melhor e nesse dia vamos apresentar o nosso time para concorrer as eleições”, afirmou por telefone.
O prefeito Fernando Fernandes, que busca a reeleição, confirmou a convenção do seu partido (PSDB) e das legendas aliadas para o domingo, dia 31, às 10h, no ginásio municipal Ayrton Senna, no Jd. Helena. “Vamos reunir todo nosso grupo e vamos apresentar as nossas propostas para os próximos quatros anos”, disse ao Portal. Laércio Lopes (PTB) será o candidato a vice.
Outro ex-prefeito que irá concorrer as eleições é José Vicente Buscarini. Longe da vida pública desde 1996, Buscarini vem costurando apoios e irá concorrer pelo PV. A convenção do partido acontece também no domingo, dia 31, às 9h, na escola Lucia de Castro. “Estamos esperando uma composição para divulgar o nome do nosso vice, na convenção vocês vão ficar sabendo quem é”, afirmou Buscarini.
O Psol irá lançar pela segunda vez Stan, que nas eleições de 2012 recebeu mais d sete mil votos. A convenção do partido acontece também no domingo, dia 31, às 10h, no Sindicato dos Metalúrgicos, na Vila Iase. Stan disse ao Portal O Taboanense que o nome do seu vice só será divulgado durante o evento.
Plínio, do PRP, também confirmou a convenção do seu partido para o domingo, dia 31, às 11h. O evento irá acontecer na rua José Pedro Nogueira Filha, 21, em frente a escola Neusa Demétrio. No evento será oficializado o nome de Carlinhos Lima como vice e os candidatos a vereador serão apresentados.
O último partido a realizar sua convenção em Taboão da Serra deve ser o PSL, que irá lançar o empresário Vitor Medeiros. O evento acontece na quinta-feira, dia 4 de agosto, às 20h, na sede do partido, em frente a padaria Auto Estrada. O nome do vice ainda não foi definido, mas Gilda Nunes é o nome mais cotado.
Paulo Silas (PHS), que também se coloca como pré-candidato, ainda não definiu a data e o local da convenção. Existem conversas entre ele e Buscarini para que ambos componham uma única chapa, mas ainda não existe nada confirmado.
Novas regras
A Reforma Eleitoral 2015 (Lei n° 13.165/2015) mudou a data para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição. Além disso, a reforma alterou o prazo (que passou de 60 para 30 dias) para o preenchimento das vagas remanescentes no caso de as convenções partidárias não conseguirem indicar o número máximo de candidatos.
Outra mudança introduzida pela Lei nº 13.165 refere-se ao prazo para deferimento da filiação partidária com a finalidade de participar do pleito. Agora, para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição. Até 2014, a filiação deveria estar deferida no mínimo um ano antes do pleito.
Com informações do TSE