Home
›
Consultório Odontológico da Usina garante atendimento gratuito aos servidores municipais
3 min de leitura
Quem recebe atendimento no consultório odontológico da usina da prefeitura de Taboão da Serra encontra ao seu dispor uma estrutura que supera até mesmo alguns consultórios particulares. O serviço é destinado exclusivamente aos servidores municipais e seus familiares e foi criado inicialmente para atender a necessidade de melhorar a auto-estima dos funcionários lotados na usina, que envolve seis secretarias municipais e quase 600 funcionários.
O atendimento no local é feito pelo odontólogo Raul Ginjo Filho. Ele trata diariamente 20 pacientes e quando identifica que o mesmo precisa de outro tipo de atendimento de saúde faz o devido encaminhamento. “Nós fazemos a odontologia do trabalho que é uma espécie de ligação entre o servidor e o executivo”, salienta Raul.
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense

O dentista Raul Ginjo durante atendimento na Usina
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense

O dentista Raul Ginjo durante atendimento na Usina
Segundo ele, os equipamentos disponibilizados no consultório aos pacientes são de primeira qualidade. Além disso, o odontólogo destaca que quando o paciente é atendido no local faz uma ficha clínica. Depois disso, é feita a mensuração da pressão e o teste de diabetes. “Nós traçamos o perfil do servidor. Analisamos o problema que ele tem e levamos ao conhecimento da direção do departamento onde ele trabalha”, salienta o odontólogo.
O coordenador do consultório, Carlos Senna, não esconde a satisfação de falar da iniciativa. Ele demonstra orgulho quando afirma que todos os móveis foram projetados e criados pelos funcionários da própria usina.
“Não há nada melhor do que um sorriso aberto. Quando cheguei aqui notei que muita gente colocava a mão na boca quando ia sorrir. Daí surgiu a idéia de criar o consultório”, afirma Senna, lembrando que nos primeiros meses o trabalho no local foi intenso.
Ele afirma que atualmente a maior demanda está relacionada à manutenção, juma vez que a maioria dos servidores já concluiu o tratamento dentário. Além disso, também é feito atendimento emergencial no local.
O consultório odontológico modelo foi apenas uma das inovações que Carlos Senna levou para a usina. Ele lembra que quando foi trabalhar no local encontrou um quadro onde predominava a desmotivação e a falta de valorização dos servidores.
“Nós fomos ouvindo as pessoas e descobrindo as necessidades delas. Criamos o consultório, o refeitório, reformamos o vestiário e melhoramos o funcionamento da central de artefatos de concreto que atualmente fabrica mais de mil blocos de concreto por dia”, relata Carlos Senna.