Conferência da Cidade debate habitação e mobilidade urbana
------------------------------------------------------------
A 3ª Conferência Municipal da Cidade, realizada neste sábado, dia 18, no Cemur, contou com a presença pequena dos moradores, mas, mesmo assim, foram debatidos temas importantes como a questão da mobilidade, habitação e desenvolvimento urbano. O prefeito Fernando Fernandes defendeu um novo Plano Diretor para a cidade, como foco no desenvolvimento econômico.
O evento começou com a palestra do professor e arquiteto Pedro Taddei Neto, que falou sobre mobilidade urbana e meio ambiente. Em seguida, o palestrante Benedito Barbosa, do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, também falou dos desafios que Taboão da Serra e a região Metropolitana enfrentarão nos próximos anos.
Foto: Eduardo Toledo

O arquiteto Pedro Taddei Neto durante palestra na 3ª Conferência das Cidades
Após as palestras, foram montadas quatro grupos temáticos que discutiram e tiraram propostas sobre Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU; Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
No final da conferência foram escolhidos os delegados de Taboão da Serra que irão participar da Conferência Estadual, onde debaterão propostas encaminhadas pelos seus municípios a partir do tema nacional. As Conferências Estaduais ainda têm a tarefa de eleger delegados para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília.
O prefeito Fernando Fernandes disse que Taboão da Serra precisa criar uma nova maneira de enxergar o futuro da cidade. “Temos que ter uma postura mais séria sobre o adensamento da cidade, as poucas áreas [livres] existentes terão que ser para desenvolvimento da cidade. Temos que criar polos de desenvolvimento regionais”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, concordou com o prefeito e disse que Taboão da Serra precisa investir no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida das pessoas que já moram na cidade.
“O município recebe novos moradores todos os dias, vemos pipocar diversos novos empreendimentos imobiliários, mas precisamos saber qual o impacto disso tudo e como conciliar esse crescimento com qualidade de vida e desenvolvimento. Esse é o nosso maior desafio”, afirmou Nóbrega.
Participaram da Conferência Municipal o prefeito Fernando Fernandes, seu vice, Laércio Lopes, os vereadores Eduardo Nóbrega, Érica Franquini, Cido, Professor Moreira, Ronaldo Onishi e Eduardo Lopes, além dos secretários Arlete Silva, Olívio Nóbrega, Raquel Zaicaner, Gerson Brito, Rinaldo Tacola, Dr. Cândido e Rogério Balzano. O ex-vereador Wagner Eckstein, também participou da conferência.